Imprimir
 



Instrumentais médicos, vestuário, imagens sacras, relógios, móveis e utensílios farmacêuticos estão presentes na exposição permanente Fragmentos de Uma História de Todos Nós - A história da Santa Casa de Porto Alegre. A mostra está localizada no Museu Joaquim Francisco do Livramento, dentro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, e pode ser visitada de terça a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos e feriados, das 14h às 18h.

Com autoria, curadoria e criação de projeto da arquiteta Ceres Storchi, a iniciativa possui um acervo com mais de sete mil objetos e imagens que contam a história do complexo hospitalar, da medicina praticada nos últimos 200 anos e, também, cenários reconstituídos que mostram como era o cotidiano dos pacientes e funcionários. Além disso, mais de 25 mil itens recolhidos nas diversas fases de construção da Santa Casa estão expostos, classificados segundo a coleção, função ou utilidade que tiveram.

Desde 2016, a exposição conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual e auditiva. Maquetes de toque, equipamentos de multimídia e cartilhas em braile e com a letra ampliada são alguns dos objetos disponíveis. Mais informações pelo email museu.chc@santacasa.tche.br ou telefone (51) 3213-7370. 


Autor: Camile Fornasier
Fonte: CDN

Imprimir