Imprimir
 

Rede de saúde discute hanseníase em Porto Alegre

A Equipe de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reunirá enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da Rede Básica de Saúde do Estado para o Curso de Capacitação e Oficina de Sensibilização em Hanseníase. A atividade será amanhã, 6, no Hotel Ritter, no Largo Vespasiano Júlio Veppo, ao lado da Rodoviária.

A chefe do Núcleo de Vigilância das Doenças Transmissíveis Crônicas, Patrícia Wiederkehr, esclarece que a proposta é capacitar profissionais da área de enfermagem para as suspeitas e promover, assim, as ações de controle da hanseníase. "Vamos motivar os profissionais para diagnosticar e acompanhar os casos da doença e implantar a Vigilância Epidemiológica da Hanseníase na Rede Básica de Saúde", explicou.

Hanseníase - A hanseníase é uma doença infecciosa crônica transmitida pelo bacilo de Hansen ou Mycobacterium leprae através da respiração de uma pessoa doente que não esteja em tratamento. Tem evolução lenta e se manifesta através de lesões de pele e comprometimento dos nervos periféricos, principalmente nos olhos, nas mãos e nos pés. Ela é a principal causa de incapacidade física permanente dentre as doenças infecto-contagiosas.


Autor: Imprensa
Fonte: Agência POA

Imprimir