Imprimir
 

A iniciativa é da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde (SES)

Estratégias para a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente no Rio Grande do Sul serão discutidas na I Oficina Técnica sobre o tema, a partir da 8h30min do dia 5 de outubro, no Hotel Continental, em Porto Alegre. A caderneta servirá de roteiro sobre os principais cuidados inerentes a essa faixa-etária e dá continuidade à caderneta da criança. Constarão nela informações sobre vacinas, crescimento e desenvolvimento físico e sexual, entre outros, além de um breve histórico dos pacientes de 10 a 19 anos.

A iniciativa é da Seção de Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e segue o compromisso firmado com Ministério da Saúde em desenvolver ações nessa área.

Durante a oficina serão definidas, em conjunto com as Coordenadorias Regionais de Saúde ( CRSs) e com os municípios, as orientações para a atenção integral à saúde de adolescentes nas unidades da rede básica. O encontro visa, também, estabelecer indicadores de monitoramento. Técnicos de onze ( CRSs) e profissionais de 27 municípios estarão presentes. No total, o Estado possui 19 CRSs.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem ser incluídos nesse processo de discussão, os municípios do Programa Saúde na Escola (PSE), mas, como a implantação da Caderneta de Saúde do Adolescente será gradativa, a SES decidiu começar pelos municípios do Programa Saúde Prevenção na Escola (SPE), os quais já desenvolvem atividades voltadas aos adolescentes e seus técnicos já receberam capacitação em maio deste ano. Posteriormente, a implantação da caderneta será ampliada para as demais regiões do RS.
 


Autor: Imprensa
Fonte: Secretaria da Saúde

Imprimir