Imprimir
 

Pediatra orienta sobre doses recomendadas para quem vai viajar no Brasil e para fora do paĆ­s

Uma dúvida que atinge os pais na hora de planejar as férias é verificar se as vacinas das crianças estão em dia e quais devem ser tomadas de acordo com o destino desejado. De acordo com o pediatra e membro do Comitê de Infectologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), Juarez Cunha, a única que tem como orientação geral a sua aplicação é a febre amarela, principalmente após a expansão nacional da sua dose como forma de prevenir um novo surto.

- Esta é a única vacina prevista na carteira internacional de vacinação, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde. Após a decisão do Ministério da Saúde em ampliar a aplicação para todo o Brasil, ela também deve ser tomada antes que a família embarque. A sua dose está prevista a partir dos nove meses de idade – explica Cunha.

De um modo geral, além da febre amarela, cabe aos pais estarem atentos às condições locais de onde se pretende visitar. O pediatra cita como exemplo o surto de sarampo que ocorreu na Europa no início deste ano, exigindo atenção de quem pretende visitar o continente. Ainda de acordo com Juarez Cunha, é possível ter informações personalizadas pelo site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): viajante.anvisa.gov.br/viajante. 


Autor: Francine Malessa
Fonte: Play Press

Imprimir