Imprimir
 

Deficiências visuais podem ser evitadas ou tratadas se diagnosticadas a tempo¹

 Manter a saúde ocular em dia é tarefa de extrema importância, mas comumente negligenciada por grande parte da população. Por isso, no Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, médicos oftalmologistas destacam a necessidade das consultas e exames periódicos que podem evitar muitas das doenças que levam a cegueira. No Brasil mais de 1,2 milhão¹ de pessoas são cegas (visão corrigida igual ou inferior a 20%), onde se calcula que, aproximadamente, 65% dos brasileiros com alguma dificuldade de enxergar não realiza nenhum acompanhamento oftalmológico anual.

Catarata, Glaucoma e Doenças da Retina estão entre as doenças oculares que podem ser evitadas ou diagnosticadas precocemente se houver acompanhamento periódico com o médico oftalmologista.

O médico oftalmologista, Dr. Cristiano Caixeta (CRM-SP 9.6458), explica que o Glaucoma é uma doença crônica, progressiva e que não tem cura. Porém apresenta controle da doença estabilizando as perdas visuais que o paciente apresenta. “O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares crônicas que provocam danos no nervo óptico. Em muitos casos, os danos ao nervo óptico resultam de um aumento da pressão intraocular. Nas fases inicias, a doença é silenciosa, sem sintomas, o que retarda seu diagnóstico”.

O Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. “A perda da visão ocorre inicialmente através da percepção de “pontos cegos” no campo de visão, os quais o paciente não correlaciona com uma alteração definitiva. A percepção da perda do campo visual pelo paciente ocorre nos estágios avançados da doença”, aponta o oftalmologista. Geralmente o tratamento inicial da doença é feito com colírios, podendo-se recorrer ao laser ou cirurgias, conforme recomendação médica, e de acordo com o tipo de glaucoma e estágio da doença.

A Catarata é a principal causa de cegueira reversível e é caracterizada por opacidade do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. Pode surgir por senilidade, problemas congênitos, traumatismo, defeitos metabólicos ou uso de medicamentos. Os primeiros sintomas são as flutuações da visão, que se torna mais embaçada em determinados momentos. A visão começa a piorar gradualmente. O tratamento cirúrgico é a única opção para recuperação da visão.

Já as Doenças de Retina, como a retinopatia diabética e o edema macular diabético, são regidas pelo descontrole do diabetes e suas consequências. Os tratamentos vão depender de cada caso, podendo ser tratados através de procedimentos a laser e aplicações de medicamentos intraoculares. A melhor forma de prevenir tais disfunções é controlar o diabetes e realizar o acompanhamento anual com o médico para a realização do exame de fundo de olho - essencial para o diagnóstico precoce do distúrbio e acompanhamento. O tratamento ocular depende da fase da doença e tem como objetivo retardar ou frear sua progressão. Entre as opções estão a fotocoagulção à laser, injeção intravítrea de medicação e cirurgia.

De acordo com o oftalmologista, Dr. Mauro Goldbaum (CRM – 70343), a retina é muito importante para os olhos porque é uma das principais estruturas do olho humano, responsável por transformar a imagem em mensagem para o cérebro. “Se o diabetes não estiver sob controle e assim evoluir para a retinopatia diabética este paciente tem de estar regularmente visitando o seu médico oftalmologista, porque na fase inicial a doença não apresenta sintomas (assintomática) e se não for tratada a tempo, os vasos sanguíneos podem se romper, causando hemorragia e podendo levar à perda parcial ou total da visão”.

O médico oftalmologista compartilha algumas dicas básicas de como manter a boa saúde dos olhos e que podem ser inseridas na rotina:

  • Piscar regularmente
  • Usar um umidificador em casa e no seu local de trabalho
  • Realizar higiene das pálpebras
  • Usar lentes de contato pelo tempo recomendado
  • Usar lubrificantes oculares, eles auxiliam no alívio dos sintomas e lubrificam a superfície do olho
  • Procurar se hidratar ingerindo água com frequência
  • Usar óculos de proteção em situações de risco é essencial para evitar que acidentes aconteçam
  • Não esqueça de proteger seus olhos da radiação ultravioleta
  • O controle cuidadoso do diabetes com uma dieta adequada e medicamentos prescritos pelo endocrinologista
  • Consulte seu oftalmologista periodicamente, ele é o profissional apto a fazer o diagnóstico e o tratamento mais adequado.


Para auxiliar no entendimento de algumas doenças citadas neste material, alguns materiais ilustrativos com informações complementares ao público leigo podem ser conferidos:

 

Vídeo Retinopatia Diabética:

https://youtu.be/si-4BAlFnaE

Infográfico Glaucoma:

http://bit.ly/info_glaucoma

Vídeo Glaucoma

http://bit.ly/2tHLO4r


Autor: Taís Cruz
Fonte: Baruco Comunicação Estratégica

Imprimir