Imprimir
 

Evento será realizado nos dias 30 e 31 de agosto

Estão abertas as inscrições para o 3º Simpósio do Centro de Medicina Fetal da Santa Casa de Porto Alegre e SOBRAMEF/SBUS, que será realizado nos dias 30 e 31 de agosto no Anfiteatro Hugo Gerdau (Rua Prof. Annes Dias, 295).

Os temas centrais do evento serão a cardiologia fetal - atualização em diagnóstico e tratamento, insuficiência cardíaca fetal, hipoplasia do coração esquerdo – alternativas de tratamento pré e pós-natal, aplicações atuais do doppler em obstetrícia, como rastrear patologias fetais, ultrassonografia obstétrica em patologias graves e avanços em cirúrgica fetal.

Entre os palestrantes, os destaques são o médico espanhol Eduard Gratacós (por videoconferência), Dr. Fernando Lucchese (RS), Dr. João Gabbardo dos Reis (DF), Dra. Simone Pedra (SP), Dr. Carlos Pedra (SP), e Dr. Marcos Faria (MG). A coordenação do Simpósio é do Dr. Marcelo Brandão da Silva e do Dr. Jorge Telles.

Informações e inscrições: https://santacasa.org.br/eventos. 

A Medicina Fetal na Santa Casa de Porto Alegre

No Hospital da Criança Santo Antônio, a Santa Casa conta com o Centro de Medicina Fetal e Anomalias Congênitas, um serviço exclusivo para atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de gestantes de fetos com anomalias. Para Marcelo Brandão, médico do Centro, “o debate e o avanço nos conhecimentos do tema irão ajudar, cada vez mais, o diagnóstico precoce das anomalias fetais. A identificação correta das alterações é fundamental para orientar o tratamento integrado e multidisciplinar necessário para a reabilitação dos pacientes”.

Recentemente, a Santa Casa e a Fundação Medicina Fetal Barcelona, liderada pelo médico catalão Dr. Eduard Gratacós, assinaram um convênio para a criação do Instituto de Medicina Fetal Santa Casa.  O acordo prevê a transferência de um grande know-how pela fundação catalã, referência mundial em medicina e cirurgia fetal.  O novo Instituto deverá funcionar a partir do primeiro semestre do próximo ano.


Autor: Carlos Saldanha
Fonte: Assessoria de Imprensa Santa Casa de Porto Alegre

Imprimir