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O Banrisul alcançou lucro líquido de R$ 377,3 milhões no primeiro semestre de 2020, 39,7% inferior ao lucro líquido ajustado do mesmo período de 2019

O retorno anualizado foi de 9,4% sobre o patrimônio líquido médio. O desempenho no período reflete, especialmente, o maior fluxo de despesa de provisão para perdas de crédito; redução da margem financeira; retração das receitas de tarifas e de serviços; redução das despesas administrativas; menor volume de IR e CSLL, em função da menor base tributária; bem como a alteração de alíquota de contribuição social a partir de março de 2020 com reflexos na contribuição diferida e corrente.

A estratégia de negócios da instituição é reforçar o atendimento ao público de varejo no segmento da pessoa física e ampliar o atendimento às pequenas e médias empresas. O foco de atuação comercial na pessoa física prioriza as linhas de crédito consignado aos servidores públicos ativos e inativos e aposentados do INSS, bem como a ampliação do relacionamento com profissionais liberais, público jovem e clientes Afinidade.

No segmento empresarial, o direcionamento comercial se mantém nas empresas de médio e pequeno porte e microempresas, com a oferta de recursos para capital de giro com garantia real, que abrange produtos e serviços como a aquisição de bens, investimentos em projetos sustentáveis, a antecipação de recebíveis, operações de capital de giro com garantia de recebíveis e cartões e, ainda, o fornecimento de equipamentos da rede de adquirência Vero.

O patrimônio líquido atingiu R$ 8,2 bilhões em junho de 2020, aumento de R$ 696,7 milhões ou 9,3% em 12 meses. Os ativos totais apresentaram saldo de R$ 86,6 bilhões em junho de 2020, crescimento de 9,0% em relação ao registrado em junho de 2019, ampliação proveniente, especialmente, do crescimento na captação de depósitos. Os recursos captados e administrados registraram saldo de R$ 75,3 bilhões em junho de 2020, com crescimento de R$ 6,0 bilhões ou 8,6% em relação ao mesmo mês de 2019.

CRÉDITO

A carteira de crédito do Banrisul registrou saldo de R$ 36,0 bilhões em junho de 2020, incremento de R$ 1,7 bilhão ou 5,0% nos 12 meses. O resultado é em decorrência, especialmente, da carteira comercial, que registrou saldo de R$ 27,3 bilhões, aumento de R$ 1,2 bilhão ou 4,7% em um ano.

Neste período de enfrentamento da crise da pandemia, o Banrisul, como banco público, tem um importante papel na oferta de crédito para empréstimos, principalmente às pessoas físicas, microempreendedores individuais e microempresários. O Banco passou a adotar ações para contribuir na manutenção da atividade econômica e anunciou diversas medidas de apoio ao cliente, como disponibilização de crédito pré-aprovado para as pessoas físicas, micro, pequenas e médias empresas; aumento de forma automática do limite do Banricompras, que possibilita mais poder aquisitivo para as pessoas realizarem o pagamento de suas compras; e para as micro, pequenas e médias empresas que já tomaram os seus limites de crédito, o Banrisul ofereceu limite extra.

No que tange à prorrogação dos vencimentos de dívidas de operações de crédito já existentes, o Banrisul desenvolveu um portfólio de produtos voltados ao reparcelamento das dívidas de curto prazo, destacando-se modalidades para Crédito Geral, Imobiliário (PF e PJ Plano Empresário), Agro, Desenvolvimento e Limites. Além disso, o Banrisul tomou a decisão de não negativar clientes nem protestar títulos nesse período.

Agronegócio

No primeiro semestre de 2020, o Banrisul manteve sua atuação junto ao setor agropecuário gaúcho, fortalecendo-o por meio de financiamentos de investimentos, custeios, comercialização e industrialização.

Até o final de junho de 2020, foram contratadas 5.752 novas operações, com volume total de R$ 1,3 bilhão. Desses totais, 5.332 operações e R$ 694,1 milhões se referem a operações com pessoas físicas, e 420 operações e R$ 596,2 milhões foram realizadas com pessoas jurídicas. O saldo da carteira de crédito rural atingiu, em junho de 2020, o valor de R$ 2,9 bilhões, aumento de R$ 590,9 milhões ou 25,6% na comparação com junho de 2019.

Seguridade

O Banrisul dispõe de um amplo portfólio de produtos de seguridade, com soluções para seguros de pessoas e patrimoniais, títulos de capitalização e planos de previdência complementar. Para sempre atender os clientes com eficiência, o primeiro semestre de 2020 foi marcado pela adequação dos produtos, melhoria de sistemas pela automação e modernização de processos, remotização de produtos para a agência digital e ações internas para incremento das vendas de seguros. O Banrisul, para auxiliar os clientes neste momento de distanciamento social, implementou condições específicas para as renovações de seguros de automóvel e residencial, além da opção de contratação remota para seguros de vida.

A arrecadação de prêmio de seguros, contribuições de previdência e títulos de capitalização, ao final do primeiro semestre de 2020, atingiu R$ 852,0 milhões, crescimento de 20,3% frente ao mesmo período do ano anterior. As operações ativas de seguridade alcançaram 2,4 milhões de contratos em junho de 2020, sendo que as receitas totais atingiram R$149,6 milhões no primeiro semestre de 2020.

CANAIS DIGITAIS

O Banrisul segue firme a sua transformação digital com o intuito de oferecer ao cliente sempre a melhor experiência. Em um cenário de distanciamento social, os canais digitais tornaram-se ainda mais importantes, sendo o principal canal de relacionamento entre a instituição e os seus correntistas. No primeiro semestre de 2020, os canais digitais do Banrisul representavam 62,5% das operações realizadas pelo Banco, considerando todos os canais disponíveis, em relação aos 53,7% do mesmo período de 2019 e aos 58,8% do primeiro trimestre de 2020.

Nos seis primeiros meses de 2020, os canais de Internet Banking (Home e Office Banking) e Mobile Banking (Minha Conta, Afinidade e Office acessados por meio do aplicativo Banrisul Digital), tiveram 170,6 milhões de acessos, 37,6% superior ao mesmo período de 2019, equivalendo a uma média de 948 mil acessos diários. O total de operações realizadas nesses canais apresentou incremento de 9,5%. Dentre essas, a quantidade de transações financeiras foi 22,1% superior e o volume transacionado 1,9% superior, se comparados ao mesmo período de 2019.

Ainda no período, foram implantadas diversas melhorias, com destaque para a implantação dos serviços para repactuação de dívidas de diversas linhas de crédito; a disponibilização do serviço de bloqueios no menu principal; a majoração dos limites nos canais Minha Conta, Afinidade e Office no aplicativo Banrisul Digital; os serviços de agendamento para o atendimento presencial nas agências pelo app e o botão para comunicação via WhatsApp no Fale com Seu Gerente do canal Afinidade.

VERO

A rede de adquirência Vero registrou, no primeiro semestre de 2020, 147 milhões de transações de débito e crédito. Em volume financeiro, o valor transacionado totalizou R$ 13,6 bilhões, refletindo decréscimo de 3,7% frente ao primeiro semestre de 2019.

A Vero encerrou o mês de junho de 2020 com 143,4 mil estabelecimentos credenciados ativos com transações nos últimos doze meses, valor 1,1% superior ao apurado ao final de junho de 2019.

Durante o primeiro semestre de 2020, como enfrentamento aos efeitos da pandemia, foram adotadas medidas de apoio e manutenção dos clientes da Vero. No período, foram implantadas medidas de auxílio aos comércios, que adaptaram suas vendas ao modelo de tele-entrega, mediante fornecimento de POS isento de mensalidade, concessão de isenções de tarifas para clientes com baixo faturamento, e mantidas as taxas de MDR vigentes anteriormente a março de 2020.

MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA

O processo de modernização tecnológica no Banrisul inclui a transformação digital, ampliação da infraestrutura de TI e o compromisso cada vez maior com a segurança da informação. No primeiro semestre de 2020, o Banco investiu R$ 182,5 milhões em modernização tecnológica.

Em março de 2020, o Banrisul passou por uma quebra de paradigma, quando precisou migrar grande parte das equipes da empresa para o regime de home office, em razão da pandemia. A instituição direcionou esforços para disponibilizar recursos técnicos que permitissem que milhares de colaboradores do Banco pudessem trabalhar em regime de teletrabalho, propiciando 4,3 mil acessos remotos adicionais no período. Também foi viabilizada uma solução que permite reuniões online entre os empregados e outros participantes necessários, imprescindível ao andamento das atividades, totalizando 15,5 mil reuniões desde o início da contingência.

Neste contexto, em relação à oferta de novos produtos e melhorias nos processos de inovação, destaca-se o lançamento da Vero Wallet, a carteira digital do Banrisul, sendo a única solução do mercado, nesta modalidade, capaz de transacionar por meio de Banricompras e BanriCard, que oportuniza ao credenciado à Vero uma opção de pagamento digital; o aprimoramento da experiência de adesão e gestão do Vero RePay, a solução de pagamentos recorrentes da Vero, no app Vero Banrisul; além das melhorias disponibilizadas no app Banrisul Digital, como a alteração do limite de cartão de crédito contratado e a implantação de uma nova jornada de investimentos, proporcionando mais transparência, autonomia e agilidade aos clientes.


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Comunicação do Banrisul

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