Imprimir
 

Publicado pela Manole, obra que já nasceu como referência da especialidade, traz desde a introdução geral das doenças reumáticas até os meios de avaliação clínica do paciente

Versão atual também relata o impacto das infecções pelo coronavírus nas doenças reumáticas imunomediadas.

Em sua segunda edição, o Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, consolidado como referência na área, apresenta os impactos da COVID-19 nas doenças reumáticas imunomediadas. “O tema não poderia deixar de estar presente pela urgência, que fez com que todos nós, da comunidade médico-cientifica, contribuíssemos para uma incrível corrida pelo conhecimento, em benefício de pacientes de todo o mundo”, declara o presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia, José Roberto Provenza.

Por ser uma obra bastante abrangente, pode ser funcional também para médicos e demais profissionais de saúde, que atuam em outras áreas e não apenas para reumatologistas. O livro faz uma introdução geral às doenças reumáticas, incluindo aquelas que acometem crianças e adolescentes.

Além disso, traz os meios para avaliação clínica do paciente e para a análise de exames complementares. Artropatias inflamatórias, doenças difusas do tecido conjuntivo, vasculites sistêmicas primárias, artropatias microcristalinas, artropatias infecciosas, doenças do osso e da cartilagem, síndromes de dor musculoesquelética regional e difusa, manifestações reumatológicas de doenças sistêmicas e avaliação e tratamento em reumatologia estão entre os temas de trabalho do Livro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Sobre os editores:

Samuel Katsuyuki Shinjo é professor doutor da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Caio Moreira é membro titular da Sociedade Brasileira de Reumatologia e foi presidente da sociedade entre 2002 e 2004. É membro da Comissão de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia. 


Autor: Redação
Fonte: DOC PRESS Comunicação

Imprimir