Imprimir
 

Reconhecimento a Profissionais de Destaque na Área foi prestado durante solenidade de abertura do XXXIV Congresso Brasileiro de Genética Médica

Uma emocionante homenagem da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM) a dois destacados profissionais da área fez parte da abertura do evento que acontece no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A médica Dra. Chong Ae Kim e o médico Dr. Decio Brunoni receberam reconhecimento especial por suas contribuições notáveis para o campo. A SBGM reafirma seu compromisso em valorizar e celebrar o talento e a dedicação que impulsionam avanços significativos na genética médica.

Prêmio Comenda de Excelência em Genética Médica e Genômica Professor

A primeira homenagem foi para Dra. Chong Ae Kim com o Prêmio Comenda de Excelência em Genética Médica e Genômica Professor Doutor Décio Brunoni. Essa honraria é destinada a um membro titular da SBGM com mais de 15 anos de formação, que tenha contribuído de maneira relevante para o campo da Genética Médica no Brasil. A indicação foi proposta pelas Diretorias Regionais da SBGM e a seleção do homenageado foi conduzida por três Membros Titulares designados pela Diretoria.

Com vasta formação e experiência, a médica Dra Chong Ae Kim é graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (1978), tendo obtido Mestrado (1991), Doutorado (1996) e Livre Docência (2007) em Genética Médica pela Universidade de São Paulo. Desde 1989, lidera a Unidade de Genética do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da USP. Responsável pela criação e supervisão do Programa de Residência Médica em Genética Médica (2009) e Coordenadora da Liga de Genética Clínica (2010) na Faculdade de Medicina da USP. Professora Associada desde 2013, é reconhecida por suas pesquisas em síndromes genéticas como Williams-Beuren, Noonan e Cornelia de Lange. Titulada em Pediatria e Genética Clínica, é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2010, além de revisora para CNPq, CAPES e FAPESP.

Prêmio Medalha Nacional de Mérito em Genética Médica e Genômica

Na sequência, Dr. Decio Brunoni, recebeu uma honraria ao ser laureado com o Prêmio Medalha Nacional de Mérito em Genética Médica e Genômica Professor Doutor José Carlos Cabral de Almeida. Esta condecoração de destaque, concedida pela Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM), representa o reconhecimento máximo da instituição. Composta por uma medalha e um certificado, é conferida a membros Titulares, Titulares Remidos ou Honorários que tenham se destacado notavelmente em suas carreiras no âmbito do ensino e pesquisa da Genética Médica. Além disso, o prêmio pode ser atribuído a médicos não geneticistas ou indivíduos que tenham se sobressaído na promoção da Genética Médica. A seleção do homenageado foi realizada pelo Conselho Consultivo, e na sede da SBGM será exibido um quadro contendo os nomes dos agraciados com a medalha e suas respectivas datas.
Décio Brunoni é médico e pesquisador renomado, com formação em Genética e vasta experiência. Graduado em Medicina pela UFSC em 1970, obteve mestrado na USP (1973) e doutorado na UFRJ (1990). Especialista em Genética Clínica, é Livre-Docente em Genética Humana e Médica pela UNIFESP. Com trajetória marcante, atuou na criação do Centro de Genética Médica e do Programa de Residência em Genética Médica na UNIFESP. Foi Professor Titular no Mackenzie e publicou 115 artigos em periódicos indexados, 22 capítulos de livros e 2 livros. Sócio Fundador e Honorário da SBGM, exerceu diversos cargos de liderança na sociedade.

Peça Teatral "Stronger - A Mais Forte"

Após a série de homenagens, o público teve o privilégio de assistir a uma apresentação especial da peça "Stronger - A Mais Forte", com a emocionante atuação da dupla dinâmica Dani Guedes e da atriz Maria Clara Haro. A produção, escrita e dirigida por Ricardo Leitte, inspira-se nas obras literárias do dramaturgo sueco August Strindberg. "Stronger - A Mais Forte" mergulha na urgente necessidade da inclusão de pessoas com deficiências e doenças raras em nossa sociedade contemporânea. A narrativa da peça aborda temas de resiliência, aceitação e união, lançando luz sobre os diversos desafios enfrentados por esses indivíduos. 


Autor: Marcelo Matusiak
Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo

Imprimir