Imprimir
 

Abertura de mais um curso de medicina em Porto Alegre

A abertura de mais uma escola de Medicina em Porto Alegre não pode ser justificada apenas pela iniciativa ter como origem uma instituição de excelência técnica.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) reforça que o estado tem 20 faculdades de Medicina, sendo 13 privadas, com mensalidades que variam entre R$ 8.000 e R$ 12.000, em média.

O número de médicos que trabalham no RS cresceu 51% em 13 anos. Em 2011, eram 24.716. Este ano, são 37.368, o que significa que há 3,42 médicos por mil habitantes. É a quarta maior densidade de médicos do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O crescimento da população não acompanha o aumento do número de médicos e ainda há grupos econômicos interessados em abrir faculdades de Medicina com objetivos mais financeiros do que sanitários.

Dentro desse cenário, o Cremers manifesta extrema preocupação com a abertura de novas escolas médicas e com o aumento de vagas nos cursos já existentes.

Também questiona em qual instituição serão abertas vagas para os alunos frequentarem as aulas práticas, uma vez que os hospitais-escola da capital já estão saturados.

Para o Conselho, deve-se investir na qualificação da formação nas escolas existentes e no aprimoramento dos currículos, principalmente em cidades como Porto Alegre, que já conta com três cursos de Medicina, totalizando 360 novas vagas a cada ano.

É urgente que a sociedade volte seu olhar para a qualificação das estruturas hospitalares e para a distribuição dos profissionais já existentes.

Porto Alegre, 20 de dezembro de 2024.

Dr. Eduardo Neubarth Trindade
Presidente do Cremers 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers

Imprimir