Imprimir
 

Municípios impactados por catástrofes climáticas serão prioridade do programa em 2025

Com um histórico de impacto positivo em mais de 90 municípios gaúchos, o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae RS, se prepara para uma nova etapa em 2025. O foco será o fortalecimento de municípios atingidos pelos alagamentos ocorridos em Maio de 2024. O objetivo principal é promover a recuperação econômica e o desenvolvimento local, consolidando o Rio Grande do Sul como um dos estados mais atrativos para negócios no Brasil.

"O foco do Cidade Empreendedora no próximo ano é firmar 20 novos contratos com municípios atingidos pelos alagamentos e que enfrentaram situação de calamidade em 2024. Os resultados obtidos e a estrutura do programa nos dão a certeza que é possível contribuir para mitigar os impactos negativos dessa que foi uma das maiores catástrofes climáticas do Brasil nos últimos anos. Para isso, readequamos o programa e inserimos uma solução específica para ajudar os municípios a identificar quais foram os impactos e criar um plano de retomada econômica. ", salienta a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros.

O programa Cidade Empreendedora tem se destacado por aliar soluções práticas e estratégicas à realidade de cada município. A iniciativa tem gerado resultados significativos que vão desde a simplificação de processos de abertura e licenciamento de empresas até a implementação de políticas públicas de incentivo à educação empreendedora nas escolas.

"Para 2025, além do trabalho que realizaremos com os 20 novos municípios, continuaremos com a execução do programa em mais de 60 municípios. Para aqueles que já concluíram o plano e também se encontravam em situação de calamidade o Sebrae RS oferecerá algumas ações específicas de mercado para micro e pequena empresa a partir das compras públicas", conclui Janaína.

A intenção é que os recursos circulem dentro do município, gerando emprego e renda para a população local. O Cidade Empreendedora ocorrerá prioritariamente nos municípios em calamidade pública, conforme Decreto nº 57.646, de 30 de maio de 2024, reafirmando o compromisso do Sebrae RS com o desenvolvimento territorial sustentável e o crescimento econômico do Estado. 


Autor: Redação
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae RS

Imprimir