Imprimir
 

Procedimento minimamente invasivo oferece mais segurança e recuperação rápida para pacientes com cálculos grandes ou complexos

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre (RS), é o primeiro da região Sul do Brasil a realizar a Cirurgia Intrarrenal Combinada Endoscópica (ECIRS) com Tomografia Computadorizada Intra-Operatória com o aparelho LOOP-X. Trata-se de um grande avanço na segurança dessa cirurgia minimamente invasiva para o tratamento de cálculos renais de grandes dimensões, complexos ou de difícil acesso.

A ECIRS combina dois acessos simultâneos – percutâneo e ureteral – permitindo maior eficácia na fragmentação e remoção dos cálculos de grande volume. Por meio de uma pequena incisão na pele e da introdução de endoscópios via uretra, os médicos conseguem acessar o interior dos rins com maior controle e segurança. Os cálculos são fragmentados com laser ou dispositivo ultrassônico e, em seguida, removidos com o auxílio de pinças. Tudo isso agora guiado em tempo real com a tomografia intra-operatória LOOP-X.

Segundo os médicos urologistas do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Franco Carvalhal e Mauro Thomé Lopes, o procedimento representa um avanço importante em relação às cirurgias tradicionais. "A ECIRS se tornou a técnica cirúrgica de referência nos casos de cálculos renais complexos. A utilização do Loop-X não só tornou extremamente mais segura essa cirurgia, reduzindo o risco de lesões em órgãos próximos aos rins, quando comparado com a técnica convencional por radioscopia, mas também permitiu aumentar sua eficácia, uma vez que podemos avaliar ainda durante a cirurgia se existem cálculos renais residuais. Esta versatilidade do Loop-X aumenta significativamente a taxa de resolução em um único procedimento, evitando a necessidade de novos procedimentos adicionais futuramente. Isso é mais segurança e eficácia para os pacientes", destacam.

O primeiro paciente submetido à técnica com o LOOP-X no hospital tem 70 anos e apresentava um cálculo de quatro centímetros no rim – considerado de grande porte. A cirurgia foi bem-sucedida, completamente livre de cálculos renais, e o paciente recebeu alta e se encontra em boas condições clínicas. 


Autor: Redação
Fonte: Moinhos Critério

Imprimir