Imprimir
 

Os Bate-papos Culturais são realizados pelo Museu Joaquim Felizardo, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura

A edição de dezembro dos Bate-papos Culturais será realizada amanhã, 5, das 14h30 às 16h30, no Museu Joaquim Felizardo (rua João Alfredo, 582, Cidade Baixa). Neste mês, o tema para debate é "Arqueologia e política: breves considerações sobre arqueologia em Israel", com os ministrantes Edison Cruxen, arqueólogo e professor do IPA, e Josue Berlesi, historiador e doutorando da UBA (Argentina).

Os Bate-papos Culturais são realizados pelo Museu Joaquim Felizardo, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), em parceria com a Associação Rio-grandense de Proteção do Patrimônio Arqueológico e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os encontros ocorrem mensalmente, nos primeiros sábados de cada mês, no museu. O evento aborda temáticas relacionadas ao patrimônio cultural e à cultura material, incluindo a arqueologia, promovendo diálogos com a comunidade, pesquisadores, docentes e todos aqueles que se interessarem pelos assuntos.

Arqueologia e política: breves considerações sobre arqueologia em Israel

A construção do conhecimento histórico é uma prática também política, pois há escolhas de temas e momentos históricos para serem divulgados ao público. A arqueologia e a cultura material muito contribuem neste legado. No entanto, as relações identitárias que se criam através dos "achados" arqueológicos podem ou não justificar ações de tomadas de territórios e construção do sentimento de nação. Os legados históricos se amarram aos fatos dessas construções e, dessa forma, desafiam ou se coadunam à política vigente em cada lugar. Dentro dessas perspectivas, se discutirá como as pesquisas arqueológicas no Oriente Próximo têm sido encaminhadas na construção de um legado histórico e de um aparato identitário coligado às políticas nacionais do Estado de Israel.


Autor: Imprensa
Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Imprimir