O mercado de medicamentos genéricos registrou crescimento de 19,4% em 2009. As empresas do setor comercializaram 330,9 milhões de unidades frente as 277,1 milhões comercializadas em 2008.
As vendas do produto movimentaram R$ 4,5 bilhões no período, o que representa alta de 24% em relação a 2008, quando as vendas somaram R$ 3,6 bilhões. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (3) pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos.
Os números mostram que o mercado de genéricos cresceu 2,3 vezes acima da média do mercado farmacêutico total em unidades em 2009. No ano passado, o conjunto da indústria farmacêutica brasileira comercializou 1,769 bilhão de unidades de medicamentos no período contra 1,634 bilhão em 2008, o que representa alta de 8,2%.
Nos terceiro e quarto trimestres, período em que se iniciaram os efeitos da retomada da economia frente à crise mundial iniciada no segundo semestre de 2008, as vendas de genéricos registraram forte alta, ficando acima da média anual.
No terceiro trimestre, as vendas em unidades registram crescimento de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. No quarto trimestre, as vendas de genéricos cresceram 24,1% frente ao quarto trimestre de 2008.
Para o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos), Odnir Finotti, “a retomada da economia fez com que muitos consumidores que estavam com o orçamento apertado, por conta do desemprego e acúmulo de dívidas, voltasse a comprar seus medicamentos regularmente”.
- O consumidor, que hoje confia mais nos genéricos, cada vez mais vem enxergando nossos produtos como aliados no equilíbrio do orçamento doméstico, explica.
As informações de mercado são do IMS Health, instituto que audita o desempenho da indústria farmacêutica no Brasil e no mundo.