Comer chocolates regularmente pode reduzir os riscos de sofrer um derrame e de morrer por causa de problemas cardiovasculares, segundo estudo que será apresentado em abril no encontro anual da Academia Americana de Neurologia. Em nova revisão de estudos sobre o assunto, os pesquisadores descobriram pelo menos dois grandes estudos que sugerem os benefícios do chocolate na redução do risco de derrames.
Na primeira pesquisa, avaliando quase 44,5 mil pessoas, os pesquisadores notaram que comer uma porção de chocolates por semana reduzia em 22% os riscos de ter um derrame. O segundo estudo mostrou que as 1,2 mil pessoas que comiam 50 gramas de chocolate por semana eram 46% menos propensas a morrer de AVC, comparadas às pessoas que não ingeriam este alimento.
De acordo com os especialistas, principalmente o chocolate amargo é rico em antioxidantes chamados flavonoides, que apresentam diversos benefícios para a saúde, incluindo a redução da inflamação no organismo. Porém a pesquisadora Sarah Sahib, da Universidade McMaster, no Canadá, destaca que “mais pesquisas são necessárias para determinar se o chocolate realmente reduz o risco de derrame ou se pessoas mais saudáveis são simplesmente mais propensas a comer chocolates do que as outras”.