Imprimir
 

O artigo foi publicado este mês na revista científica Archives of Dermatology

Injeções de botox - usadas principalmente para fins estéticos, na redução das rugas de expressão - podem estar associadas com uma menor frequência das dores de cabeça da enxaqueca, segundo pesquisadores americanos. Em artigo publicado este mês na revista científica Archives of Dermatology, especialistas da instituição SkinCare Physicians destacaram que mais de 70% dos voluntários de um estudo sobre enxaqueca e botox apresentaram redução das dores de cabeça após a aplicação da droga na face para fins estéticos.

Na pesquisa, os especialistas avaliaram pacientes que sofriam enxaquecas e passaram pela aplicação da toxina butolínica tipo A na parte superior da face com objetivos estéticos. E os resultados mostraram que, após três meses, dos 18 pacientes que completaram o estudo, 13 apresentaram redução na frequência das dores de cabeça, incluindo pessoas com enxaqueca com aura - marcada por manifestações visuais - e aquelas com dores “implosivas”. Por outro lado, todos aqueles que não tiveram alívio da enxaqueca apresentavam dores de cabeça “explosivas” - marcadas por pressão dentro da cabeça.

“As descobertas nos convidam a considerar o uso das injeções de botox para prevenir as dores de cabeça da enxaqueca, mas testes bem controlados precisam ser conduzidos para confirmar esses resultados”, concluíram os autores, destacando que as doses aplicadas para fins estéticos podem ser suficientes para a prevenção dos ataques de enxaqueca.


Autor: Leandro Perché
Fonte: Boa Saúde

Imprimir