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Alexandre Appel falou na tribuna da Câmara Municipal sobre direitos do consumidor

O vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (Condecon), Alexandre Appel, destacou hoje (18/3) os dois anos de funcionamento do Procon municipal. Ao ocupar a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre, ele observou que, no período, o órgão atendeu a 40 mil consumidores. "Em 15 de março comemoramos o Dia Internacional do Consumidor, data que marca também os dois anos do Procon de Porto Alegre."

Appel lembrou que o Procon municipal era uma necessidade antiga da cidade que acabou sendo suprida com a sensibilidade do prefeito José Fogaça e do secretário da Produção, Indústria e Comércio, Idenir Cecchin. O vice-presidente do Condecon disse esperar que José Fortunati, ao assumir a Prefeitura em substituição a Fogaça, dê continuidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão. "O Procon é um órgão de Estado e não de governo."

Para o representante do Condecon, apesar do trabalho exemplar do Procon de Porto Alegre, é preciso melhorar sua atuação. "Precisamos incrementar a fiscalização, principalmente no sentido de executar ações de prevenção. "Quando o fornecedor é bem instruído sobre as relações de consumo, as queixas diminuem. O Procon tem procurado a harmonização entre empresas e clientes."

Na avaliação de Appel, a criação do Procon da Capital também foi positiva para o Estado em geral. Segundo ele, o trabalho feito em Porto Alegre aliviou a carga sobre o Procon estadual, permitindo ao órgão atender melhor o interior do Rio Grande. "E a criação de Procons, em outros municípios gaúchos, criou uma rede de proteção ao consumidor."


Autor: Consumidor-RS
Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

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