Imprimir
 

Afirmação da representante do Ministério da Saúde Márcia Hiromi Sakai

O Rio Grande do Sul serve de exemplo para todo o país quando o assunto é política de educação permanente em saúde. A afirmação é da representante do Ministério da Saúde, Márcia Hiromi Sakai, e foi feita durante a abertura do II Encontro Estadual de Educação Permanente em Saúde, hoje (24 de março), no Hotel Coral Tower (Avenida Protásio Alves, 2966, Porto Alegre).

- O Estado do RS está de parabéns por ter colocado em prática esse conceito tão importante, que impacta diretamente na saúde da população gaúcha -, afirmou Márcia.

A vice-diretora da Escola de Saúde Pública (ESP) e coordenadora do evento, Fátima Plein, explica que a política de Educação Permanente em Saúde começou a ser implantada em 2007, com o objetivo de transformar as práticas profissionais por meio de uma integração entre ensino, aprendizagem e o cotidiano do trabalho na área da saúde pública:

- Desde então, cada Estado se organiza da sua maneira para a instalação das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES). O RS tem 100% das comissões funcionando, em cada uma das 19 regiões de Saúde. Foram mais de 200 ações viabilizadas por meio das CIES nesse período.

As comissões atuam com recursos federais e estrutura municipal e estadual. São formadas por gestores e profissionais da área, representantes do controle social da saúde e de universidades e escolas técnicas.

Encontro vai até o dia 26 de março

Promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, através da ESP, e em parceria com o Conselho Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, o encontro segue até o dia 26 de março. A programação inclui a apresentação de 33 trabalhos orais e 43 na modalidade pôster, além de palestras com especialistas de todo o país e oficinas com o eixo Pacto Pela Saúde: Educação Permanente e Controle Social.

Clique aqui para acessar a programação completa.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

Imprimir