Imprimir
 

É a primeira vez, em 30 anos, que duas Regionais se unem para trocas de informações e buscas de alternativas para o setor de Saúde Suplementar

As seccionais gaúcha e mineira da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge) realizaram no último dia 22, em Gramado, o I Encontro Sul-Minas – União de Operadoras de Medicina de Grupo. A iniciativa teve como objetivos trocar experiências, debater alternativas e rumos para o segmento de Saúde Suplementar, diante das mudanças e implicações financeiras resultantes do aumento das coberturas médica e odontológica listadas no novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde (ANS), que entrará em vigor a partir do dia 7 de junho.

O evento reuniu mais de 30 operadoras associadas do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, e foi aberto pelo Presidente da Abramge-RS, Dr. Francisco Antonio Santa Helena, e pelo Presidente da Abramge-MG, Dr. Gilmar Martins Soares. Participou como mediador, Alexandre Appel, Vice-Presidente do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, Vice-Presidente do CONDECON Procon Porto Alegre e Diretor do Consumidor-RS - Educação e Direitos do Consumidor.

Conforme Santa Helena, as operadoras estão preocupadas fundamentalmente em não perder a qualidade dos serviços sem comprometer o sistema de gestão das empresas e o sistema de saúde pública em decorrência. “Em função das mudanças, pequenas e médias operadoras correm riscos de sustentabilidade”, finaliza.

Gilmar Martins comenta que o momento é difícil, principalmente para as pequenas operadoras de saúde, por isso discussões e a busca de alternativas são muito importantes. “As pequenas operadoras têm o papel de capilarizar o mercado e esse processo gera benefícios aos consumidores. É fundamental preservar a existência dessas pequenas operadoras de saúde”, diz o Presidente da Abramge-MG.

Por sua vez, o vice-presidente da Abramge – RS, Dr. Alexandre Diamante, enfatiza que o mercado está rumando para que apenas poucas operadoras de grande porte tenham condições de sobrevier no mercado. Uma grande parte da população não possui plano de saúde e este é um dos grandes desejos da população. “Se não houver mudanças, haverá um possível sucateamento das operadoras de saúde”, comenta Diamante.

Esse evento é inédito na história da área da saúde, pois, é a primeira vez, desde a existência dessas entidades, que duas regionais da Abramge se reúnem para a discussão de pontos polêmicos ao setor. Assuntos relevantes para a área foram discutidos entre os participantes, tais como a verticalização da saúde, eficácia na gestão, consequências da atualização do rol dos procedimentos, além do papel da ANS na regulação do mercado. Também, casos de sucesso, tanto do Rio Grande do Sul como de Minas Gerais, foram apresentados e discutidos.

Assista ao vídeo com entrevistas exclusivas realizadas para o Consumidor RS, Canal 20 da NET CIDADE, que foi ao ar na última segunda (26), às 22h30.

 

 

Abaixo, acesse as palestras proferidas no evento (PDF)

  

Francisco Antônio Santa Helena – Presidente da Abrange-RS

Palestra: Verticalização ou União Estratégica

Confira a palestra

José Fernando Rossi – Vice-Presidente Abramge-MG

Palestra: Verticalização. Operadoras que Possuem Hospital Próprio ou Participação Acionária em Hospital

 

Confira a palestra

Virgílio Baião Carneiro – Presidente ASASPE-MG

Palestra: Projeto Virgílio

Confira a palestra

Fábio de Oliveira Lage – Conselheiro da IBEDESS

Palestra: Projeto OBDESS – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Setor de Saúde

 

Confira a palestra

Roberto Toigo – Diretor Círculo Operário Caxiense

Palestra: Filantrópicas

Confira a palestra

Daniel Branco – Diretor da DB Branco

Palestra: Fusões – Riscos e Oportunidades

 

Confira a palestra

Pedro Pedreira - Diretor da CTS Consultoria Técnica e Atuarial e Seguros

Palestra: Sequência de Atualização do Rol: Impacto Financeiro

 

Confira a palestra

Vanessa Cabrera

Palestra: Saúde em Dia

Confira a palestra

 

Veja a galeria de fotos do evento (clique nas fotos para ampliar)

 

 

 


Autor: SIS.SAÚDE
Fonte: Abramge-RS, Abramge-MG e Planin Comunicação

Imprimir