Imprimir
 

Estado apresenta projeto de Telecardiologia a 30 municípios

O governo gaúcho, através das secretarias estaduais da Saúde e da Ciência e Tecnologia, promove reunião com 30 cidades, na próxima quarta-feira (5 de maio), a partir das 9 horas, para a apresentação do Projeto de Ampliação do Sistema de Telecardiologia (TeleECG). A exposição ocorrerá no auditório do Instituto de Cardiologia, na avenida Princesa Isabel, nº 370, em Porto Alegre. Em 2009, foi assinado protocolo, para implantação do TeleECG, na Fundação Universitária de Cardiologia pela governadora Yeda Crusius.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto de Cardiologia de Porto Alegre e o Hospital de Cardiologia de Rio Grande para atendimento à distância de pacientes com diagnóstico de infarto agudo e outras emergências cardiovasculares em localidades de difícil acesso no Interior do Estado e que não disponham de serviços de urgência no setor.

De acordo com o médico do Instituto de Cardiologia, Adolfo Sparenberg, a obstrução das artérias é a maior causa de mortes por problemas cardiovasculares, e que no Estado esses representam 33% dos óbitos.

- Usando a rapidez e a comunicação entre equipes de atendimento e especialistas da emergência, poderemos reverter a obstrução coronariana, agilizar o diagnóstico e a providenciar a transferência do paciente imediatamente em casos mais graves, bem como evitar remoções desnecessárias. O aparato de Informática será monitorado por um especialista da área, que trabalhará junto com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, nessas unidades e também nos hospitais.

Cidades

1.Alecrim
2.Alegria
3.Alpestre
4.Chui
5.Dom Feliciano
6.Entre Ijuís
7.Entre Rios
8.Frederico Westphalen
9.Guarani das Missões
10.Horizontina
11.Lagoa dos Três Cantos
12.Mato Queimado
13.Mostardas
14.Nova Prata
15.Porto Lucena
16.Porto Xavier
17.Salvador das Missões
18.Santa Vitória do Palmar
19.São Francisco de Assis
20.São Francisco de Paula
21.São João do Polesine
22.São José das Missões
23.São José do Norte
24.São Marcos
25.São Martinho
26.Sinimbu
27.Tavares
28.Três de Maio
29.Tucunduva
30.Vista Gaúcha


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS

Imprimir