Imprimir
 

Muitos pacientes têm receio de que a prática de exercícios possa piorar as dores associadas à doença

Pacientes com artrite reumatoide que fazem exercícios regularmente podem apresentar uma melhoria na função física, menos dor nas juntas e melhor qualidade de vida, segundo estudo da Universidade de Grenoble, na França. Os autores destacam a importância desses resultados - que sugerem segurança e eficácia das atividades físicas para as pessoas com a doença inflamatória das articulações -, pois muitos pacientes têm receio de que a prática de exercícios possa piorar as dores associadas à doença.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) cerca de 1% da população mundial sofre e artrite, e esses pacientes são 40% mais propensos a relatarem saúde geral ruim e têm duas vezes mais chances de terem limitações físicas por causa da saúde, comparados àqueles que não têm a doença. Por isso, muitos deles são sedentários.

Avaliando 14 estudos, incluindo 510 pacientes que faziam exercícios e 530 sedentários - idades entre 44 e 68 anos, e que sofriam de artrite de um a 16 anos -, os pesquisadores descobriram que pacientes com artrite reumatoide estável podem se beneficiar de exercício aeróbico regular. “O condicionamento cardiorrespiratório parece seguro e seus efeitos, mesmo pequenos, ajudam a reduzir a dor nas juntas e melhorar a função física”, destacaram os autores, em artigo publicado na edição de julho da revista Arthritis Care & Research. E as análises mostraram, ainda, que os exercícios melhoram a qualidade de vida.

“Enquanto estudos anteriores indicavam que os pacientes com artrite reumatoide são bem inativos fisicamente, nosso estudo mostra que exercícios aeróbicos são uma intervenção segura e benéfica para esse grupo. Mais testes são necessários para determinar claramente o impacto clínico do condicionamento cardiorrespiratório no controle da artrite”, concluiu o pesquisador. Para esses pacientes, o American College of Rheumatology, recomenda 150 minutos por semana de atividades aeróbicas de intensidade moderada, incluindo caminhada, dança e exercícios na água.


Autor: HealthDay
Fonte: Site Boa Saúde

Imprimir