Imprimir
 

Os resultados dos indicadores abastecerão relatório que será apresentado pelas pesquisadoras

O Governo do Estado recebeu, por meio da Secretaria Estadual da Saúde, a visita de duas pedagogas cubanas que realizarão, até novembro, um estudo sobre o programa Primeira Infância Melhor (PIM). Os resultados dos indicadores abastecerão relatório que será apresentado pelas pesquisadoras, no final do ano, por ocasião do Seminário Internacional da Primeira Infância.

O PIM é voltado à primeira fase da vida infantil e orienta famílias na promoção do desenvolvimento integral de crianças desde a gestação da mãe até os seis anos de idade. O programa, atualmente, é desenvolvido em 247 municípios do Rio Grande do Sul e na amostragem da pesquisa, serão analisados 16.

As especialistas Miriam Diaz e Ana Margarita Nuñes Torres são integrantes do Centro Latinoamericano de Educación Pré-escolar de Cuba (Celep), por meio do programa Educa tu hijo, cuja base metodológica estrutura o PIM. O monitoramento e avaliação sistemáticos fazem parte da proposta, sendo averiguados processos de desenvolvimento infantil em cada faixa etária, nos eixos socio-afetivo, dimensão motora, cognitivo e de linguagem.

Os municípios que farão parte da amostra são: Arroio dos Ratos, Pelotas, São Lourenço do Sul, Santiago, São Pedro do Sul, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Bagé, Cruz Alta, Uruguaiana, São Borja, Porto Xavier, Palmeira das Missões, Balneário Pinhal, Ametista do Sul e Frederico Westphalen.


Autor: Imprensa
Fonte: Secretaria de Saúde RS

Imprimir