Imprimir
 

O Hospital Mãe de Deus aproveita o Dia Nacional de Combate ao Fumo para lançar o Programa Hospital Livre de Tabaco

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e proporcionar um ambiente agradável para o público e pacientes que freqüentam o local, fica estipulado que a partir do dia 29 de agosto é proibido fumar nas áreas internas e externas do Hospital.

O Programa ainda inclui suporte para funcionários e pacientes que quiserem deixar o tabaco.

A partir de segunda-feira (30), iniciará a campanha de divulgação através de cartazes e entrega material informativo. Os colaboradores que desejarem fumar deverão retirar o uniforme e o crachá e se dirigir a uma das calçadas do outro lado da rua, mantendo distância da área hospitalar. “As pessoas precisam ter consciência que o cigarro precisa ser gradativamente eliminado e para isso temos que contar com o empenho coletivo”. Explica Raul Escandiel, gestor do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), setor responsável pela elaboração e execução do programa. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de cinco milhões de pessoas morrem anualmente em todo mundo devido ao uso de tabaco.

O HMD também passará a oferecer o suporte necessário para pacientes e colaboradores que estiverem dispostos a abandonar o tabagismo. Os interessados poderão participar de grupos de atendimento, onde terão o acompanhamento de especialistas e prescrição de medicamento.

Ação na Zona Sul alerta tabagistas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) do bairro Vila Nova, administrado pelo HMD, também entra na luta contra o cigarro. No dia 29 de agosto, equipe, pacientes, familiares e amigos farão uma caminhada de cerca de uma hora em direção a Avenida Cavalhada. Levando balões, faixas, cartazes e camisetas, irão distribuir folders divulgando o Dia Nacional de Combate ao Fumo e o CAPSad. No Zaffari Cavalhada, farão uma parada, onde distribuirão folders, balas de menta e flores de papel crepom para os que estiverem fumando.

 


Autor: Helena Eilers
Fonte: UFFIZI CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO

Imprimir