Imprimir
 

Encontro gratuito promovido pelo Hospital Moinhos de Vento

EM CASO DE ENTREVISTAS PODEMOS AGENDAR COM ANTECEDÊNCIA.

 MÉDICOS QUE VÃO PARTICIPAR DO CONGRESSO:

  •  Robert Smith, da Sociedade Americana de Câncer
  • Matthew Ellis, oncologista e professor da Universidade de Washington
  • Hala Moddelmong, presidente e diretora geral da Susan Komen for the Cure
  • Ricardo Caponero, oncologista do Hospital Albert Einstein (SP)
  • Participam também a matologista Maira Caleffi e o oncologista Sérgio Roithman do Hospital Moinhos de Vento.

 

O QUÊ: 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DE CÂNCER DE MAMA

QUANDO: 27 DE MARÇO, DAS 16H ÀS 21H30 E DIA 28 DE MARÇO, DAS 8H ÀS 17H

ONDE: HOSPITAL MOINHOS DE VENTO, NO ANFITEATRO SCHWESTER HILDA STURM (4º ANDAR COM ACESO PELA RAMIRO BARCELOS, 910)

  

Congresso Internacional de Câncer de Mama

 Hospital Moinhos de Vento debate novos testes e medicações para o câncer de mama

Um novo teste que está sendo aplicado nos Estados Unidos para estabelecer os critérios do tratamento do câncer de mama estará sendo apresentado em Porto Alegre, neste final de semana (27 e 28.03) dentro do 3º Congresso Internacional de Câncer de Mama. Promovido pelo Hospital Moinhos de Vento, o encontro vai trazer para o Rio Grande do Sul o oncologista Matthew Ellis, da Universidade de Washington. A pesquisa de Ellis prevê, a partir da identificação do tipo de câncer, a personalização do tratamento.

Outro estudo que será levado a plenário é o tratamento com estrogênio para ajudar a controlar o câncer de mama em metástase. O câncer de mama é resultado de anormalidades genéticas no tecido da mama, mas nem todos os tumores de mama possuem alterações genéticas idênticas. Ellis e seus colegas analisaram a atividade genética de mais de 1 mil tumores de mama para identificar e validar a assinatura genética de cada um dos quatro tipos da doença. Apesar de os tipos de câncer se distinguirem por milhares de diferenças genéticas, os pesquisadores conseguiram reduzir a lista a um conjunto de 50 desses genes que poderiam identificar de forma única cada um dos tipos.

O Congresso começa às 16h de sexta (27.03) com um workshop em rastreamento do câncer de mama de Porto Alegre que vai reunir Robert Smith, da Sociedade Americana de Câncer. E às 19h haverá um painel sobre hormonioterapia e discussão de casos clínicos.

No sábado (28.03), o evento inicia às 8h com três painéis, sendo que às 10h30 ocorre o Fórum sobre Qualidade de Vida em mulheres com câncer de mama com a presença de Hala Moddelmong, presidente e diretora geral da Susan Komen for the Cure, dos Estados Unidos. O encerramento está previsto para às 17h.


Autor:
Fonte: fróes, berlato associadas

Imprimir