Imprimir
 

Jornada reuniu acadêmicos e profissionais de diferentes áreas da saúde

Ocorreu nessa segunda-feira, 25, no Hospital São Lucas da PUC-RS, a Jornada Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos do Hospital São Lucas da PUCRS. O evento foi promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos da instituição e reuniu a profissionais e acadêmicos das áreas de Enfermagem, Medicina e Nutrição. Nessa edição, houve o apoio do Sindihospa, sendo que o temário principal foi “Desenvolvendo competências para o cuidado da pele”.

Durante a abertura do evento, a coordenadora do grupo, enfermeira Aline Custódio, comentou um pouco sobre o trajeto da equipe, que iniciou as atividades no ano de 2000, com  o nome “Grupo de pele” e formada apenas por profissionais enfermeiros. Em 2005, diz Aline, profissionais de outras áreas passaram a integrar a equipe, e desde então se denominou “Grupo Interdisciplinar de Cuidados Cutâneos”, e que conta hoje com 20 participantes ativos.

As enfermeiras Maria Helena Calliri e Graziela Hax, o enfermeiro Aldírio Medeiros, o médico Vinicius Duval e a nutricionista Soraia Abuchaim conduziram palestras de atualização durante todo o dia, abordando os seguintes tópicos: fisiopatologia da cicatrização, a abordagem nutricional no processo de reparação tecidual, fisiopatologia das úlceras por pressão, Comparação dos efeitos da utilização da papaína e dos ácidos graxos essenciais em lesões cutâneas e os cuidados com estomas.

Vinicius Duval, Doutor em Patologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina da PUCRS, foi o primeiro palestrante, abordando o tema da fisiopatologia e sua aplicabilidade clínica nos processos de cicatrização. “Embora o título de minha palestra sugira uma ênfase nos agentes pró-inflamatórios, a velocidade dos avanços nessa área é tão grande, que se torna indispensável o debate de alguns elementos novos” comenta. O especialista cita o fato de que muitos materiais e processos importantes hoje para o processo de cicatrização eram, há 5 anos atrás, brevemente mencionados nos periódicos acadêmicos, o que prova a velocidade com que a ciência médica tem evoluído nos últimos anos.


Autor: SIS.Saúde
Fonte: Hospital São Lucas

Imprimir