Imprimir
 

Sistema de Saúde Mãe de Deus e Unisinos firmaram convênio para uma educação de qualidade na área de saúde

Na última quarta (01), o Sistema de Saúde Mãe de Deus e Universidade do Vale do Sinos (Unisinos) firmaram convênio para a criação da Escola Superior de Saúde, que será sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A proposta da Escola é garantir uma educação de qualidade e maior facilidade de ingresso aos profissionais no mercado da saúde. O Sistema Mãe de Deus também idealiza absorver, na Instituição, os profissionais que apresentarem melhor qualificação nos cursos.

A Escola começará a funcionar no primeiro semestre de 2011 com os cursos de especialização na área de enfermagem e psicologia clínica hospitalar. No segundo semestre, está previsto o início dos mestrados em enfermagem e em saúde coletiva, além dos cursos de graduação em enfermagem e nutrição.

Haverá vestibular para os cursos de graduação em junho de 2011. As aulas práticas ocorrerão no Hospital Mãe de Deus; e as teóricas, na Unisinos, em Porto Alegre.

O investimento na estrutura física será na ordem de R$ 10 milhões para a criação da Escola. Também, ocorrerão investimentos em pesquisa, buscando o fomento de agências de pesquisa e de parcerias internacionais.

Segundo a Presidente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Irmã Lúcia Boniatti, a grande importância dessa parceria é a possibilidade de qualificar técnica e humanamente os profissionais para a área da saúde para que possam prestar um serviço à sociedade com maior competência, qualidade e humanidade. “Todas as parcerias que se unem para qualificar recursos humanos conseguem ajudar na transformação da sociedade”, complementou. Assista ao vídeo, abaixo, com entrevista exclusiva com Lúcia Boniatti.

Nas palavras do Reitor da Unisinos, Padre Dr. Marcelo Fernandes de Aquino, duas redes com expertise em educação e saúde se unem para a criação dessa Escola e quem ganha é a comunidade gaúcha. “Com essa parceria, estamos iniciando um período muito bonito para a comunidade gaúcha”, disse Aquino. Assista ao vídeo, abaixo, com entrevista exclusiva com Marcelo Fernandes de Aquino.

 

O Diretor Superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Cláudio Seferin, comentou que a Escola representa um diferencial de mercado. Na parceria entre as duas instituições, há a junção do conhecimento acadêmico com uma instituição que detém a prática no mercado, o que vem a alterar os conteúdos dos cursos no sentido de adaptá-los as necessidades do mercado de saúde. De acordo com Seferin, há o interesse de aproveitamento dos profissionais no Sistema de Saúde Mãe de Deus, que possui quase cinco mil funcionários na atualidade. “Formaremos profissionais adequados ao nosso modelo, ao mercado e à atividade hospitalar”, pontuou Seferin. Assista ao vídeo, abaixo, com entrevista exclusiva com Cláudio Seferin. 

Por sua vez, o Diretor Administrativo do Sistema de Saúde Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva, comentou que o mercado de saúde está em expansão e que é necessário qualificar os profissionais de saúde com base em uma visão inovadora, que enfatize a segurança do paciente e as necessidades da população. A parceria entre o Sistema de Saúde Mãe de Deus e a Unisinos tem essa proposta, segundo Alceu. “Porto Alegre, neste momento, tem uma necessidade em torno de mais 1.500 leitos. Mais cedo ou mais tarde, teremos que obrigatoriamente criar novos serviços de saúde. Nós vamos, naturalmente, precisar de mais profissionais”, enfatizou o Diretor do Mãe de Deus. Assista ao vídeo, abaixo, com entrevista exclusiva com Alceu Alves da Silva.


Autor: ConsumidorRS
Fonte: ConsumidorRS

Imprimir