Desde da última segunda-feira (28), o Pronto Atendimento Pediátrico do Hospital Universitário São Francisco de Paula – HUSFP/UCPel está atendendo as crianças em um novo espaço, localizado em frente ao hospital, na rua Marechal Deodoro. A mudança teve como principal objetivo melhorar as instalações para promover mais conforto aos pacientes, professores e alunos da graduação.
O novo local foi todo reformado visando integrar os setores, que agora trabalham em um mesmo ambiente. Outro ponto muito positivo foi a criação de uma sala de espera, onde as crianças tem à disposição diversos brinquedos enquanto esperam pelo atendimento.
Para a professora Drª Maria Laura Mascarenhas, o novo espaço é bem ventilado, ideal para os meses em que se atendem diversos casos de doenças respiratórias, além de ser iluminado, o que facilita a avaliação de possíveis lesões de pele. “A nova estrutura melhorou bastante a dinâmica do atendimento, pois trabalhamos bem mais integrados. Neste espaço também temos uma sala específica para discutirmos diversos casos com os nossos alunos”, disse.
Conforme o Diretor de Assistência do HUSFP/UCPel, Dr. Silvio Reis, a melhora das instalações certamente trará mais conforto aos pacientes, alunos e professores. “O novo PA Pediátrico é bem mais espaçoso, possibilitando uma melhor qualidade no atendimento”, avalia. O local onde estava instalado o antigo PA será reformado para abrigar o laboratório de análises clínicas.
Atendimento
Ao chegar ao local basta preencher uma ficha e aguardar a ser chamado, informa a Coordenadora de Serviço de Pediatria, Drª. Luiza Novaes. Ela explica que casos mais graves são atendidos primeiramente no local para logo após ser encaminhado para o Pronto Socorro de Pelotas – PSP. O novo PA Pediátrico funciona de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 18h, sem fechar ao meio dia.
Doação de brinquedos
O grupo de apoio formado por senhoras que colaboram voluntariamente com HUSFP doaram à sala de espera diversos brinquedos para tornar mais lúdico o tempo de permanência dos pequenos no local. As voluntárias ajudam o hospital desde 1996, desenvolvendo diversas ações destinadas à área materno- infantil.