O 15º Encontro das Ligas de Combate ao Câncer da Fundação Amaral Carvalho (FAC) reuniu cerca de duas mil pessoas no último dia 13 no Caiçara Clube de Jaú. Além de voluntários de 101 cidades do estado de São Paulo, que oferecem assistência para pacientes em tratamento oncológico no Hospital Amaral Carvalho, estiveram presentes o Ministro da Saúde, Alexandre Rocha dos Santos Padilha, a Coordenadora-geral de Média e Alta Complexidade do Ministério da Saúde, Maria Inês Pordeos Gadelha, o senador Aloysio Nunes Ferreira, representantes de órgãos da área de saúde e personalidades políticas das esferas estaduais e federais.
Na ocasião, o diretor-superintendente da FAC e presidente da Federação Brasileira de Entidades de Combate ao Câncer (Febec), Antonio Luis Cesarino de Moraes Navarro, lançou nacionalmente a campanha "Apoie uma vida", além do catálogo de produtos e ações envolvidas neste projeto.
Baseada nos pilares da prevenção do câncer, diagnóstico precoce da doença, educação, apoio biopsicossocial e tratamento, a campanha propõe a expansão do voluntariado no país.
Frei Rinaldo Stecanela, da TV Século 21, que é um dos divulgadores da campanha, fez um pequeno show com músicas de seu repertório na emissora de televisão e das missas da Família e da Saúde que realiza pelo Brasil afora. O religiosos também fez orações, tirou fotos e deu autógrafos para as voluntárias após o show.
Também se apresentou a dupla sertaneja Erick & Léo. Os irmãos são McAmigos da FAC na campanha McDia Feliz 2011 e cantaram algumas de suas canções de sucesso, para alegria das voluntárias.
Agradecimento
De acordo com Eduardo Tadeu Guedes Piragino, diretor de Operações da FAC e responsável pela organização do evento, a festa é uma forma de agradecimento pelo trabalho realizado pelos grupos de voluntários espalhados pelo país.
SAIBA MAIS
Apoie uma vida
Hospital Amaral Carvalho, referência nacional no diagnóstico e tratamento oncológico, incentivou a criação das Ligas de Combate ao Câncer, que cumprem relevante papel complementar ao tratamento ministrado no ambiente hospitalar. Tais Ligas, algumas associadas à Federação Brasileira das Entidades de Combate ao Câncer, se dedicam ao suporte psicológico, assistencial e material dos pacientes e seus familiares, com resultados de sobrevida acima de 12,4%. Essa realidade demonstra que a escassez de recursos financeiros para enfrentar o câncer tem sido constante e compromete os resultados de prevenção, tratamento e cura da doença.
Nesse cenário, estruturou-se a Campanha Nacional de Combate ao Câncer "Apoie uma Vida", por meio da qual se propõe alavancar recursos financeiros expressivos a serem alocados na aquisição de equipamentos de tecnologia avançada, implementação de obras civis - principalmente casas de apoio, melhoria das condições do trabalho voluntário das Ligas de Combate ao Câncer, e de outras prioridades a serem elencadas.
Foto: Ariane Urbanetto
Erick & Léo: McAmigos da FAC na campanha McDia Feliz 2011 que se apresentaram no evento
Foto: Ariane Urbanetto
Frei Rinaldo Stecanela, da TV Século 21, cantou e orou com as voluntárias
Foto: Vivian Magalhães
Ministro da Saúde, Alexandre Rocha dos Santos Padilha, que participou do encontro
Foto: Vivian Magalhães
Algumas das autoridades presentes