Evento organizado pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul reuniu quase 900 profissionais da área para discutir atualizações e trocar experiências
O Centro de Convenções Barra Shopping, em Porto Alegre, foi palco de intensos debates e aprendizado durante o XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, realizado de 4 a 6 de abril. Promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), o evento reuniu quase 900 profissionais da área para discutir atualizações no diagnóstico e tratamento de doenças na infância e adolescência.
A programação do último dia, no sábado (06/04), trouxe miniconferências que abordaram temas relevantes, como a comparação entre leite de vaca e fórmula, recomendações sobre alimentação complementar e os efeitos dos disruptores endócrinos. Em seguida, foram discutidos assuntos como a atualização sobre BRUEs (Bebês que Ressuscitam Espontaneamente), seguimento do prematuro, atendimento inicial da criança queimada e hesitação vacinal. Além disso, uma mesa-redonda dedicada ao tema da asma abordou aspectos como o manejo da asma no consultório e a abordagem da asma aguda grave na emergência. Paralelamente, na sala do especialista, foram discutidos os desafios administrativos enfrentados nos consultórios de pediatria, com a participação de diversos profissionais da área.
O presidente do XVI Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, Marcelo Porto, expressou sua satisfação com o sucesso do evento, destacando a importância do trabalho coletivo da comissão científica e diretoria da SPRS.
"Com quase 900 inscritos, o evento foi marcado por momentos de intenso aprendizado, calorosos reencontros e conversas enriquecedoras. Este congresso foi o resultado de um trabalho coletivo excepcional, realizado com esmero e dedicação, e o resultado não poderia ter sido outro senão o sucesso absoluto que alcançamos. Agradeço imensamente a todos que contribuíram para a realização deste evento, aos palestrantes, cujas apresentações foram excepcionais, e a todos os participantes que abrilhantaram o congresso com sua presença e participação ativa. Juntos, construímos momentos inesquecíveis neste evento maravilhoso", afirmou.
Para mais informações sobre as atividades promovidas pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), visite o site oficial da entidade www.sprs.com.br
Sobre a Sociedade de Pediatria do RS
A Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul foi fundada em 25 de junho de 1936 com o nome de Sociedade de Pediatria e Puericultura do Rio Grande do Sul pelo Prof. Raul Moreira e um grupo de médicos precursores da formação pediátrica no Estado. A entidade cresceu e se desenvolveu com o espírito de seus idealizadores, que, preocupados com os avanços da área médica e da própria especialidade, uniram esforços na construção de uma entidade que congregasse os colegas que a cada ano se multiplicavam no atendimento específico da população infantil. Atualmente conta com cerca de 1.750 sócios, e se constitui em orgulho para a classe médica brasileira e, em especial, para a família pediátrica.