.
 
 
Mulheres têm risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares
 
+ Sa�de
 
     
   

Tamanho da fonte:


04/07/2024

Mulheres têm risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares

Além dos fatores tradicionais, elas ainda enfrentam mudanças hormonais, corporais, psicológicas e socioeconômicas que impactam na saúde do coração

Ainda que poucos consigam manter uma dieta balanceada e uma vida ativa como deveriam, muitos sabem que hipertensão, colesterol alto, diabetes, obesidade, sedentarismo e tabagismo são fatores de risco tradicionais para o desenvolvimento de diversas doenças cardiovasculares. Quando são apresentados em mulheres, a ameaça aumenta e pode até ser fatal. Hoje, essas condições já são a maior causa de morte feminina no Brasil e no mundo, superando inclusive o câncer.

Isto acontece porque o coração das mulheres sofre com três tipos de fatores de risco: os tradicionais (já conhecidos), os específicos (típicos do gênero) e os sub-reconhecidos. Além de ter um leque maior de perigos, mesmo dentro dos fatores de risco tradicionais, elas também estão mais vulneráveis. "Em um grupo de diabéticos, por exemplo, as mulheres apresentaram um risco 29% maior de infarto agudo do miocárdio e 44% maior de doença coronária do que os homens com a mesma condição", revela a Dra. Ieda Jatene, cardiologista integrante do Grupo de Estudo de Doenças Cardiovasculares em Mulheres do Hcor.

Diferentemente dos homens, as mulheres passam por oscilações hormonais e físicas importantes ao longo dos anos, principalmente quando engravidam, que podem afetar a saúde cardiovascular. Entre os principais fatores de risco específicos estão: menopausa prematura, diabetes gestacional, hipertensão na gravidez, parto prematuro, síndrome de ovários policísticos, doença autoimune e inflamação sistêmica. "Estudos mostram que a diabetes gestacional quadruplica o risco de doenças isquêmicas do coração e aumenta em 59% o risco de infarto", explica a especialista.

Para piorar, estudos também têm mostrado o impacto do meio em que vivem na saúde cardiovascular. "As mulheres têm uma desvantagem psicossocial maior de desenvolverem ansiedade e depressão, doenças que são altamente prejudiciais para o coração. Como muitas vivem em um ambiente hostil, às vezes marcado por abuso ou violência doméstica, isso pode causar um estresse crônico, que não cessa mesmo após a interrupção", conta.

Mesmo em um cenário desafiador, a médica ressalta que é possível prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares em mulheres. "De maneira geral, o recomendado é manter uma dieta balanceada, realizar atividade física, ingerir água e cessar o tabagismo. O ideal é procurar ajuda especializada antes de menstruar, engravidar ou entrar na menopausa, para que seja possível preparar melhor o corpo para essa fase da vida. Se estiver passando por dificuldades, busque sempre ajuda", finaliza.

Sobre o Hcor

O Hcor atua em mais de 50 especialidades médicas, entre elas Cardiologia, Oncologia, Neurologia e Ortopedia, além de oferecer um centro próprio de Medicina Diagnóstica. Possui Acreditação pela Joint Commission International (JCI) e diversas certificações nacionais e internacionais. Desde 2008, é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o que proporciona que seu impacto em saúde esteja presente em todas as regiões do país.

Instituição filantrópica, o Hcor iniciou suas atividades em 1976, tendo como mantenedora a centenária Associação Beneficente Síria, que também conduz projetos gratuitos de saúde para população em situação de vulnerabilidade. Além do escopo médico-assistencial, o hospital conta com um Instituto de Pesquisa, reconhecido internacionalmente, que coordena estudos clínicos multicêntricos com publicações nos mais conceituados periódicos científicos. Conjuntamente, capacita milhares de profissionais anualmente por meio do Hcor Academy com seus cursos de pós-graduação, cursos de atualização e programas de residência e aprimoramento médico. 


Autor: Ariane Salles
Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor da Foto: Freepik

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581