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Parceria entre Supermago, Telecon e Urano revoluciona rastreabilidade no varejo alimentar
 
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26/04/2025

Parceria entre Supermago, Telecon e Urano revoluciona rastreabilidade no varejo alimentar

Iniciativa inédita reduz perdas, otimiza processos e impulsiona a inovação no setor supermercadista

A tecnologia está transformando o setor supermercadista, e um dos exemplos mais inovadores desse avanço é o projeto de rastreabilidade desenvolvido pelo Supermago, uma tradicional rede de supermercados familiar de Porto Alegre (RS), em parceria com a Telecon Sistemas e a Urano, ambas de Canoas (RS). A implementação do QR Code Padrão GS1 com Digital Link possibilitou um controle inédito de produtos perecíveis, otimizando a gestão de estoque, reduzindo desperdícios e garantindo mais segurança alimentar.

A rastreabilidade de alimentos sempre foi um desafio no varejo, especialmente em produtos perecíveis. Com a implantação da solução, cada etiqueta de pesagem no Supermago recebe um número sequencial único, que se comunica diretamente com o sistema de gestão, permitindo um controle preciso sobre os itens em gôndola. Na prática, a inovação permite o controle de validade dos produtos expostos em loja, pois, com a tecnologia de QR Code nas embalagens dos produtos, é possível saber quantos produtos em loja estão próximos ao vencimento, o que reduz consideravelmente o desperdício de alimentos.

“Com a nova tecnologia, a rede passou a visualizar no sistema quantos produtos fracionados temos em loja, além disto, conseguimos visualizar a quantidade de produtos próximos ao vencimento, possibilitando produzir mais ou menos produtos fracionados, como: queijos, carnes, pães, e posicioná-los melhor em loja para que não haja o vencimento destes itens e, consequentemente, reduzindo o desperdício”, pontua Patricia Machado, diretora da rede Supermago. “Outro grande benefício é que no checkout conseguimos comparar o peso da etiqueta versus o peso real”, completa a empresária.

Mas de que forma a nova tecnologia proporciona um gerenciamento mais eficiente dos produtos expostos? "Com a adoção do padrão GS1 QR Code com Digital Link, conseguimos saber exatamente o status de cada produto em gôndola, se está disponível e qual sua validade, reduzindo perdas e melhorando a experiência do consumidor", explica Cássio Rocha, da Telecon Sistemas.

A integração da solução com o ERP Sistema S, desenvolvido pela Telecon Sistemas, também otimizou a gestão tributária e fiscal, oferecendo informações diárias sobre mais de 500 mil produtos e garantindo conformidade com a legislação. "A rastreabilidade completa, desde a produção até a saída no PDV, representa uma revolução para o setor supermercadista, garantindo mais eficiência, sustentabilidade e segurança alimentar", conclui Rocha.

A Urano desempenhou um papel essencial nesse processo, fornecendo balanças de alta tecnologia que imprimem etiquetas de tamanho ajustável, cortadas por uma guilhotina. A solução permitiu a criação da menor etiqueta do mercado, com apenas 21 milímetros de comprimento, e com todas as informações necessárias para rastrear cada produto desde a produção até a venda final.

“Nossa solução de pesagem com controle de validade utilizando o código 2D da GS1 nos permitiu participar de fóruns internacionais com representantes de 52 países. O produto está pronto para ser implementado globalmente, oferecendo um padrão de segurança alimentar sem precedentes", destaca Zenon Leite Neto, fundador da Urano.

Redução de perdas e otimização de processos

Antes da implementação da rastreabilidade, um dos grandes desafios enfrentados pelo Supermago era o desperdício de produtos perecíveis devido à falta de controle de validade e rastreamento. Com a nova tecnologia, os supermercados da rede passaram a visualizar no sistema quantos produtos fracionados estão em loja e quais estão próximos do vencimento, permitindo que sejam reposicionados estrategicamente ou ofertados a preços promocionais, reduzindo perdas significativamente.

Agora é possível monitorar a validade de produtos como carnes, queijos e pães de forma precisa, minimizando perdas tanto por vencimento quanto por furto. “Além disso, no checkout, conseguimos comparar o peso da etiqueta com o peso real do produto, garantindo mais segurança e transparência na venda", ressalta Rocha.

Impacto na experiência do consumidor

Embora os benefícios da rastreabilidade muitas vezes não sejam plenamente percebidos pelos consumidores, a solução tem impacto direto na qualidade dos produtos oferecidos. A possibilidade de rastrear todo o ciclo de vida do alimento traz mais segurança e confiança ao público.

"O consumidor pode até não notar imediatamente o uso do QR Code, mas ele sente a diferença na qualidade dos produtos e na redução do desperdício", argumenta Patrícia.

Prêmio e reconhecimento do setor

A relevância da iniciativa foi reconhecida com o Prêmio Automação GS1 Brasil, um dos mais prestigiados do setor. A premiação reafirma o compromisso das empresas envolvidas com a inovação e a eficiência no varejo.

"Esse prêmio é um divisor de águas para o setor de rastreabilidade no varejo alimentar. Ele valida nossa dedicação em desenvolver soluções inteligentes que melhoram a gestão e reduzem desperdícios", afirma Patrícia.

A premiação do projeto reforça que a rastreabilidade é uma tendência que veio para ficar. A expectativa é que a tecnologia evolua ainda mais nos próximos anos, com a indústria passando a imprimir os rótulos diretamente na linha de produção, já com o QR Code Padrão GS1 contendo informações detalhadas sobre cada produto. Isso permitiria um controle ainda mais rigoroso do estoque e da validade dos itens.

Sobre a Associação Brasileira de Automação - GS1 Brasil

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.

Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas. Mais informações aqui.


Autor: Redação
Fonte: DFreire Comunicação e Negócios
Autor da Foto: Freepik

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