
A Universidade Feevale alcançou importantes resultados na avaliação quadrienal 2021-2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Qualidade Ambiental obteve nota 7, conceito máximo atribuído, reservado a programas de excelência com elevado impacto científico e social, bem como forte inserção internacional. Isso indica alta qualidade, produtividade e alinhamento do PPG aos padrões globais, resultando em maior fomento e bolsas.
O resultado posiciona o PPG em Qualidade Ambiental em um seleto grupo de programas de pós-graduação do país e reforça o protagonismo da Feevale no cenário nacional da pesquisa e da formação avançada. A nota máxima reflete a consistência da produção científica, a qualidade do corpo docente e a formação de mestres e doutores, além das ações de internacionalização e da contribuição do programa para a inovação e o desenvolvimento sustentável.
Além dessa conquista, a Feevale apresentou desempenho expressivo em seus demais programas de pós-graduação. A Instituição manteve a nota 4 no curso de Virologia (mestrado) e a nota 5 nos mestrados e doutorados em Processos e Manifestações Culturais; Diversidade Cultural e Inclusão Social; Indústria Criativa; e Tecnologia de Materiais e Processos Industriais. Também houve avanço na avaliação dos mestrados em Administração, Psicologia e Toxicologia e Análises Toxicológicas, que elevaram suas notas de 3 para 4.
"Tivemos aumento de conceito em três cursos de mestrado e chegamos ao conceito 7 no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, o que consolida a Feevale em um extrato muito diferenciado dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação", comemora o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki. "A produção de conhecimentos avançados, a inserção social e a internacionalização, oriundos da pesquisa e da pós-graduação stricto sensu, são desafios constantes que continuam sendo priorizados pela Instituição", complementa.
A avaliação quadrienal da Capes analisa critérios como produção intelectual, impacto acadêmico e social, formação de recursos humanos e internacionalização. Os resultados parciais do ciclo 2021–2024 foram divulgados nesta segunda-feira, 12, e o período para pedidos de reconsideração ocorre neste mês e em fevereiro. A deliberação final está prevista para maio deste ano, quando ocorre a divulgação oficial dos resultados consolidados.
A pós-graduação stricto sensu na Feevale
A Feevale possui nove programas de pós-graduação stricto sensu, sendo cinco deles com cursos de mestrado e doutorado (dois profissionais e três acadêmicos) e quatro em nível de mestrado (todos acadêmicos). Esses nove programas constituídos - 14 cursos no total - contam com cerca de 100 pesquisadores. Atualmente há 320 alunos de mestrado e doutorado matriculados e mais de 1.300 egressos ao longo dos 20 anos de trajetória dos Programas de Pós-graduação da Universidade, completados em 2025.
O desenvolvimento da pesquisa, seguido da pós-graduação stricto sensu, tem sido um dos grandes objetivos dos últimos anos, concretizado por meio da instalação de condições que viabilizaram a consolidação de uma universidade centrada nos processos de produção do conhecimento, articulados aos diferentes níveis do ensino e da extensão. O resultado desse investimento inicial foi a instalação de um quadro de docentes qualificado e produtivo. Estão vigentes, em 2026, 37 grupos e 68 linhas de pesquisa, aos quais estão vinculados mais de 130 projetos, que contam com o investimento de recursos internos e de órgãos de fomento, com a disponibilização de infraestrutura apropriada para a consolidação de suas atividades.