
Com quase três décadas de reconhecimento e atuação de destaque na área da saúde, o Gastroenterologista Dr. Guilherme Sander assume oficialmente no próximo dia 26 de março a presidência da Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, em cerimônia realizada na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).
Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1997, o Dr. Guilherme Sander fez residências médicas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e, em 2002, foi aprovado como especialista em gastroenterologia. Com mais de 100 trabalhos publicados e 955 citações em artigos científicos internacionais, Sander é hoje um dos 47 médicos do Brasil que podem realizar a cirurgia de Gastroplastia Endoscópica. Atualmente, ainda é sócio titular da Sociedade Brasileira de Endoscopia e gestor da Unidade de Saúde Digestiva do Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre, além de médico executivo da Comissão de Medicamentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 2004.
"É uma honra e um desafio para mim assumir a presidência de uma Sociedade Científica com sócios altamente qualificados em seu quadro. Ainda mais em um momento em que o câncer do aparelho digestivo e a obesidade são grandes problemas epidemiológicos. É uma enorme responsabilidade e, juntos, abriremos oportunidades para a criação de políticas de educação em saúde, protocolos preventivos e diagnóstico precoce", afirma Sander.
Fundada em 1993, a Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia (SGG) é uma das federadas da Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG). A entidade é dedicada à promoção e representação da gastroenterologia no estado, estando comprometida em auxiliar médicos e profissionais da saúde em sua jornada em busca da excelência.
Agora sob o comando do Dr. Guilherme Sander, a entidade buscará engajar ainda mais o público com as suas causas. "Queremos dar maior visibilidade para a instituição, estando disponíveis para colaborar com todos que queiram se engajar nessa luta, além de ser uma fonte de informação confiável e de credibilidade", completa Sander.