São 14 as áreas de pesquisa que estarão representadas em projetos científicos expostos e em competição durante a Mostratec deste ano. O evento, realizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e pelo Sebrae RS, ocorre de 22 a 24 de outubro, na Fenac, em Novo Hamburgo.
A feira de ciência e tecnologia apresentará projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio, o que inclui a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. As áreas de pesquisa presentes serão biologia celular e molecular e microbiologia; bioquímica e química; ciências ambientais; ciências animais e de plantas; ciências da computação; ciências da saúde; ciências planetárias e terrestres, matemática e física; educação e humanidades; engenharia ambiental e sanitária; engenharia e materiais; engenharia elétrica; engenharia eletrônica; engenharia mecânica; história e ciências sociais.
A Mostratec contará ainda com o Desafio de Robótica Atto – Batalha de Balões, que tem o objetivo de valorizar a criação, a inovação e o "faça você mesmo" (DIY). A competição é voltada para alunos e professores do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Na ocasião, cada equipe receberá um kit de robótica Atto Educacional, com 500 peças estruturais, motores e demais componentes essenciais para a montagem e programação do robô, de acordo com as regras estabelecidas. Além disso, será fornecido um computador por equipe com os softwares necessários para a programação. O integrante responsável por pilotar o robô precisará instalar no seu celular o aplicativo necessário para controlá-lo.
A feira contará com representantes de 12 países e 21 estados brasileiros. Além disso, paralelamente à exposição de projetos, ocorrerá o 31º Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), bem como atividades esportivas e culturais.
Mais informações estão disponíveis no site do evento em https://www.mostratec.com.br