.
 
 
A maioria dos brasileiros desconhece que tem doença silenciosa que destrói o fígado
 
Educação
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/09/2009

A maioria dos brasileiros desconhece que tem doença silenciosa que destrói o fígado

Especialistas debatem prevenção e tratamento em Curso e Congresso em Gramado-RS

No ano em que se completam duas décadas da descoberta do vírus causador da hepatite C (VHC), a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH) promove Cursos Avançados sobre prevenção e tratamento de hepatites virais. A iniciativa, que faz parte do XX Congresso Brasileiro de Hepatologia, ocorre dia 30 deste mês no Centro de Convenções do Serrano Resort, em Gramado -RS.

Desde a descoberta do VHC, nos Estados Unidos, em 1989, os métodos de diagnóstico e tratamento avançaram muito, porém o mal silencioso continua fazendo muitas vítimas no mundo inteiro. No Brasil, as principais doenças provocadas só pela hepatite C, como cirrose hepática e do câncer no fígado, matam em torno de nove mil pessoas por ano. A falta de notificação, principalmente em cidades do interior, dificulta os índices exatos de infectados no país. A estimativa é de que o número esteja perto dos três milhões. Desse total, apenas 2,2% estão em tratamento, o equivalente a 60 mil pessoas.

Além das novas tendências para tratamento de hepatites, os Cursos Avançados da SBH abordam Hepatologia do Futuro e Transplante / Cirurgia. Os módulos estão inseridos na programação científica da 20ª edição do Congresso Brasileiro de Hepatologia, presidido pelo hepatologista gaúcho Angelo Alves de Mattos.

O evento, que reúne especialistas estrangeiros e brasileiros, ocorre de 1 a 3 de outubro, no mesmo local dos cursos, o Serrano Resort, em Gramado.

Entre os principais temas estão Doença hepática gordurosa não alcoólica (NASH), Hipertensão portal, Ascite, Infecção no cirrótico , Doenças auto-imunes do fígado, Carcinona hepatocelular e Transplante hepático.

A programação completa pode ser conferida no site www.congressodehepatologia.com.br Informações e inscrições: (51) 3061-2957
 


Autor: Imprensa
Fonte: Jorn. Beth Nunes

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil - R. Dr. Flores, 263 - cj 1101- Centro Porto Alegre - RS, 90020-120
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581