NEWS
Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados Gaúcho é homenageado na Itália com uma das principais distinções internacionais da área de doenças raras Banrisul intensifica ações para apoiar produtores na reorganização de dívidas rurais Para todos os dias, a qualquer momento: Panvel revela 24&7, sua nova marca de maquiagem Banrisul Cultural desenvolve plataforma para registrar, preservar e difundir a produção artística gaúcha Banrisul prorroga prazo de inscrições para o Edital de Patrocínios 2027
Notícias

Setembro Verde: ações marcam mês de conscientização e combate ao câncer colorretal

Tumor é considerado um dos mais comuns entre homens e mulheres

10/09/2019 Melina Fernandes Fonte: Moinhos / Critério Compartilhar:
Setembro Verde: ações marcam mês de conscientização e combate ao câncer colorretal

Doença que afeta cerca de 33 mil pessoas todos os anos, o câncer colorretal é o segundo mais frequente entre mulheres – após o de mama – e o terceiro entre homens – após os de próstata e pulmão. Para conscientizar a população e combater a enfermidade, que atinge sobretudo pessoas com mais de 40 anos, diversas ações estão previstas para este mês, considerado o “setembro verde”. 

Gastroenterologista do Hospital Moinhos de Vento, Leonardo Wagner Grillo destaca que o histórico familiar é a principal causa desse tipo de câncer. “Isso deve ser observado desde cedo, aos 45 anos, com a realização de colonoscopia”, apontou o especialista, observando que o procedimento pode reduzir em até 90% o risco da doença. 

Na próxima quinta-feira (12), das 9h às 11h e das 14h às 16h, será realizada uma ação de conscientização no Térreo do Bloco B do Hospital (rua Tiradentes, 333). Aberto à comunidade, o encontro apresentará hábitos que ajudam a prevenir o câncer no intestino – como uma dieta rica em cálcio e fibras e a diminuição do consumo de carne vermelha, defumados, conservantes, corantes e alimentos industrializados. Evitar cigarro e bebidas alcoólicas, realizar atividades físicas regularmente e controlar o sobrepeso também são costumes importantes para afastar o risco.

Veja Também