NEWS
Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados Gaúcho é homenageado na Itália com uma das principais distinções internacionais da área de doenças raras Banrisul intensifica ações para apoiar produtores na reorganização de dívidas rurais Para todos os dias, a qualquer momento: Panvel revela 24&7, sua nova marca de maquiagem Banrisul Cultural desenvolve plataforma para registrar, preservar e difundir a produção artística gaúcha Banrisul prorroga prazo de inscrições para o Edital de Patrocínios 2027
Notícias

Concurso Chef Mesa Brasil do Sesc escolhe melhores receitas com aproveitamento integral de alimentos

Ação aconteceu no Largo Glênio Peres, no Centro de Porto Alegre, no Dia Mundial da Alimentação

17/10/2019 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS Compartilhar:
Concurso Chef Mesa Brasil do Sesc escolhe melhores receitas com aproveitamento integral de alimentos
Foto: Ana Clara Rôsler Vasconcellos, Divulgação Sesc/RS

Almôndega com Ora-Pro-Nóbis e Red Velvet de Casca de Beterraba foram as receitas vencedoras do Concurso Chef Mesa Brasil, promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc. A grande final foi realizada nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre. Jornalistas e influenciadores fizeram parte do grupo de jurados que escolheu as receitas vencedoras, que tiveram o desafio de incorporar partes não convencionais dos alimentos, como cascas, sementes e talos, para incentivar o combate ao desperdício.

A final do concurso contou com duas categorias: entidades sociais e público em geral. Os participantes tiveram 30 minutos para preparar a receita. Foram observados o sabor, a apresentação do prato e a originalidade da receita. As autoras da receita Almôndegas com Ora-pro-nóbis foram Sueli Bailfuss e Camila Scarpatto, representando a Associação Beneficente da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo. Na categoria público em geral, quem levou o primeiro lugar foi Patrícia Trindade dos Santos, com a receita Red Velvet de Casca de Beterraba e creme de Talo de Beterraba. Elas ganharam um troféu e uma diária de final de semana do Hotel Sesc Gramado com direito a acompanhante.

O júri foi composto por Adelino Bilhalva, publicitário, sócio proprietário do Bar Justo e vencedor da Batalha dos Cozinheiros, Cláudia Rodrigues, nutricionista e coordenadora técnica de Nutrição do Sesc/RS, Ju Palma, jornalista especializada em marketing, sommelière profissional de vinhos e influenciadora digital, Laura Medina, jornalista, atriz, apresentadora de TV e especialista em saúde e bem-estar, e Miltinho Talaveira, publicitário, assessor de comunicação, comentarista de rádio e TV e influenciador digital.

A iniciativa faz parte do Programa Mesa Brasil Sesc, uma rede de solidariedade que atua desde novembro de 2003 no Rio Grande do Sul com o objetivo de evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Para alcançar essas metas, conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários. No Rio Grande do Sul, o Mesa Brasil Sesc é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Cachoeira do Sul, Ijuí, Erechim, Santa Maria, Rio Grande e Vales do Taquari e Rio Pardo, em parceria com as prefeituras municipais. Outras informações podem ser obtidas no site www.sesc-rs.com.br/mesabrasil.

Conheça as receitas vencedoras:

CATEGORIA ENTIDADES SOCIAIS

Almôndegas com Ora-pro-nóbis

Autoras: Sueli Bailfuss e Camila Scarpatto

Entidade: Associação Beneficente da Floresta Imperial (Abefi), de Novo Hamburgo

Ingredientes

1kg de carne moída

1 cenoura média com talos

1 molho de tempero verde

1 cebola pequena

30 folhas de ora-pro-nóbis

2 dentes de alho

1 xícara de farinha integral

1 ovo

1 colher (sobremesa) de sal

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 ramo de ora-pro-nóbis pra enfeitar

Modo de preparo

1) Em uma bacia, misture a carne moída com o sal, a cenoura ralada, os talos picados e a ora-pro-nóbis

2) Adicione o ovo e a farinha, misturando até virar uma massa única

3) Unte as mãos com azeite de oliva e faça os bolinhos com auxílio de uma colher de sopa

4) Asse em forno pré-aquecido a 200°C. Sirva ainda quente.

CATEGORIA PÚBLICO EM GERAL

Red Velvet da Casca da beterraba e creme do Talo da Beterraba

Autora: Patrícia Trindade dos Santos

COBERTURA

Ingredientes

140g de talos da beterraba

25ml de suco de limão

30g de Amido

90g de chocolate branco derretido

1 colher(sopa) de essência de baunilha

60ml de leite desnatado

Modo de preparo

1) Derreta o chocolate em banho-maria

2) Higienize bem os talos em água corrente e, após, triture com o suco de limão

3) Em uma panela, adicione os talos, o amido, a essência e o leite e misture tudo antes de levar ao fogo

4) Mexa sem parar até começar a engrossar

5) Tire do fogo e vá acrescentando aos poucos o chocolate derretido

6) Após misturar tudo, reserve numa tigela e leve à geladeira.

BOLO

Ingredientes

100g de casca da beterraba

15g de suco de limão

50g de óleo vegetal

125g de açúcar demerara

150g de farinha de trigo

1 ovo

10g de vinagre de álcool

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 colher (café) de sal

11g de fermento químico

Modo de preparo

1) Triture no liquidificador as cascas, o suco de limão, o óleo, o açúcar, o ovo, o vinagre, o extrato de baunilha e o sal

2) Aqueça o forno a 180°C

3) Misture a farinha de trigo e o fermento peneirados

4) Assim que a temperatura atingir 180°C, misture a massa da casca da beterraba com a farinha e o fermento

5) Coloque em formas de pelotine e deixe assar por aproximadamente 20 a 25 minutos, dependendo do forno

6) Retire e deixe esfriar

7) Coloque a cobertura

8) Enfeite conforme a sua preferência 

Veja Também