NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Educação

Combate à proliferação de clínicas geriátricas irregulares é foco de evento

Atividade reunirá representantes do Poder Público e do setor de saúde na próxima segunda-feira

25/10/2019 Andressa Dorneles Fonte: Critério Resultado Compartilhar:

Desde o ano passado, operações da Polícia Civil e das secretarias municipais fecharam diversas clínicas clandestinas em Porto Alegre. No último dia 9, um local que abrigava 18 idosos em condições insalubres foi interditado. Em 2018, a Operação Senectus avançou contra dez casas na capital e em Viamão. Para especialistas, a falta de fiscalização e a dificuldade na implementação de políticas públicas contribuem para a proliferação desses espaços.

Os desafios para enfrentar esse quadro, buscando oferecer locais adequados ao cuidado dos idosos, serão o centro de evento que ocorre na próxima segunda-feira (28), em Porto Alegre. O workshop "ILPIs - Desafios e tendências em moradia para idosos" reunirá representantes do Poder Público, do setor de saúde e dos residenciais geriátricos, discutindo experiências e alternativas para o acolhimento da população de terceira idade. Realizada pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/RS e Moderna Idade, a atividade acontecerá na OAB Cubo (Rua Manoelito de Ornellas, 55), a partir das 18h.

"O cuidado com a vida humana e a qualidade dos serviços são compromissos inabaláveis dos bons residenciais geriátricos. Cumprem um papel de grande valor social, numa relação de confiança e respeito com os idosos e seus familiares", diz o presidente do SINDIHOSPA, Henri Siegert Chazan. No encontro, ele apresentará o trabalho realizado pelo Núcleo de Residenciais Geriátricos do Sindicato.

Para o advogado Cristiano Lisboa Martins, que preside a Comissão Especial dos Direitos da Pessoa Idosa, os estudos mostram que os locais irregulares não prestam um serviço adequado. “Esses espaços não têm as melhores condições de higiene e até praticam maus tratos. Pela ausência das políticas públicas, eles se proliferam", avalia.

Um dos destaques do evento é a participação dos promotores de Justiça Edes Cunha e Maristela Schneider, que compartilharão a experiência do Ministério Público na fiscalização das clínicas geriátricas em Cachoeira do Sul. Desenvolvido desde 2015, o Projeto Cuidar – Vidas Reconstruídas formou uma força-tarefa que fechou diversas casas irregulares. E, com o apoio do Poder Público, articulou uma rede de proteção local.

Além disso, o workshop marcará o lançamento do 1º Fórum Nacional de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que acontecerá no dia 24 de abril de 2020, em Porto Alegre. "Será o primeiro evento do segmento, voltado a uma grande qualificação coletiva, com a participação de palestrantes de todo o país", antecipa Cristiano.

A atividade da próxima segunda está com inscrições abertas pelo site http://portaldoaluno.oabrs.org.br. Além disso, terá transmissão online pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RS.

Veja Também