NEWS
Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados Gaúcho é homenageado na Itália com uma das principais distinções internacionais da área de doenças raras Banrisul intensifica ações para apoiar produtores na reorganização de dívidas rurais Para todos os dias, a qualquer momento: Panvel revela 24&7, sua nova marca de maquiagem Banrisul Cultural desenvolve plataforma para registrar, preservar e difundir a produção artística gaúcha Banrisul prorroga prazo de inscrições para o Edital de Patrocínios 2027
Notícias

Novo método cirúrgico para o túnel do carpo economiza recursos e diminui filas do SUS

A síndrome do túnel do carpo gera sensação de dor e formigamento nas mãos, podendo levar até a perda da função dos membros

09/01/2020 Redação Fonte: Hospital de Clínicas de Porto Alegre Compartilhar:
Novo método cirúrgico para o túnel do carpo economiza recursos e diminui filas do SUS
Foto: Freepik

A fila de espera por cirurgias corretivas chega a até três anos para pacientes do SUS. Uma pesquisa pioneira no Brasil, em andamento no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mostra que é possível realizar os procedimentos em ambientes ambulatoriais mantendo qualidade, segurança e mais agilidade, além da vantagem de ter um custo aproximadamente quatro vezes menor.

O espaço e o tempo no Bloco Cirúrgico são valiosos. Envolvem grandes equipes e precisam ser divididos entre diversas especialidades para realização dos procedimentos mais simples até os mais complexos, como transplantes por exemplo. Inspirado pelo trabalho de um canadense, o médico do Serviço de Ortopedia e Traumatologia Celso Folberg lidera um estudo com práticas que permitem fazer o procedimento cirúrgico com a mesma qualidade, mas com uma complexidade muito menor. Assim é possível atender a mais pacientes em menor tempo, contribuindo para o uso mais eficiente e racional dos recursos públicos.

Durante a pesquisa, já foram realizados cerca de 60 procedimentos, sendo 20 no Bloco Cirúrgico e 40 no Ambulatório, a fim de comparar os resultados. “Estamos trabalhando com a esterilidade de campo ao invés de todo ambiente. Assim podemos atender no próprio Ambulatório. O paciente ganha em conforto: não precisa fazer jejum nem parar de tomar seus medicamentos de rotina. Utilizamos anestesia local e a pessoa pode ir para casa na sequência, sem ocupar o Bloco, que pode ser utilizado em outras cirurgias, o que nos trouxe até agora um resultado de 100% de satisfação dos pacientes”, explica Folberg.

Processos deste tipo são comuns em especialidades como a Dermatologia, com pequenos procedimentos realizados nos consultórios. A inovação está na aplicação na Ortopedia. Os resultados do estudo devem ser publicados em breve. 

Veja Também