NEWS
Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados Gaúcho é homenageado na Itália com uma das principais distinções internacionais da área de doenças raras Banrisul intensifica ações para apoiar produtores na reorganização de dívidas rurais Para todos os dias, a qualquer momento: Panvel revela 24&7, sua nova marca de maquiagem Banrisul Cultural desenvolve plataforma para registrar, preservar e difundir a produção artística gaúcha Banrisul prorroga prazo de inscrições para o Edital de Patrocínios 2027
Notícias

Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc promove diversas atividades com foco na acessibilidade

Ações gratuitas acontecem na Casa do Estação Verão Sesc de Capão da Canoa

13/01/2020 Bruna Machado Fonte: Núcleo de Marketing do Sesc/RS Compartilhar:
Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc promove diversas atividades com foco na acessibilidade
Foto: Claiton Dornelles

Um dia para tornar a praia realmente inclusiva. Neste sábado (18/01), Capão da Canoa recebe o 1º Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc (Av. Beira Mar, s/n – em frente ao Hotel Bassani). O evento, realizado pelo Sesc/RS em parceria com o Senac/RS, Faders, Ong Cataventos, Tampinha Legal, Ong Caminhadores e Markulinos Especial Kids, reúne uma programação de atividades em prol da inclusão de pessoas com deficiência. A programação acontece das 9h às 17h e inclui, entre outras, ações como banhos de mar com cadeiras anfíbias, Oficina de Skate adaptado – com o Skate Anima, Andadores de pvc – do Tampinha Legal, Playground adaptado – com Markulinos Especial Kids, Oficina de Educação Ambiental: Plantando o Futuro e Caminhada às Cegas: Sentindo a Brisa do Mar – com a Faders, intérpretes de Libras e massoterapia – com o Senac-RS, além de bate-papo sobre inclusão com a escritora e ativista Lau Patrón. Confira abaixo a programação completa.

O Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc integra a programação do projeto que completa 17 edições em 2020. Há oito anos, o projeto realiza ações de inclusão com os banhos de mar nas cadeiras anfíbias, projeto passou de 170 banhos na 1º edição, para mais de 1,7 mil em 2019. Além disso, ao longo das edições, são realizadas diversas parcerias com projetos e instituições que promovem ações de inclusão de pessoas com deficiência como o Tampinha Legal e a Faders. O objetivo o Dia da Inclusão é dar destaque para a importância da acessibilidade também nas praias gaúchas e inspirar outras ações inclusivas.

Neste ano, o Estação Verão Sesc realiza atividades em 17 pontos do RS levando ações gratuitas a toda a comunidade. O projeto acontece em Atlântida, Atlântida Sul, Cassino, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Torres, Tramandaí, Arambaré, Hermenegildo (Santa Vitória do Palmar), Itapuã (Viamão), Porto Alegre, Camaquã, Horizontina e Uruguaiana. Entre as atividades das Casas do Estação Verão Sesc estão o empréstimo de materiais esportivos e recreativos, gincanas de integração, slackline, aulões de ginástica e dança, quadras esportivas, quick massagem e leitura local. Um destaque são as cadeiras anfíbias, que possibilitam o banho de mar para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Além das ações sistemáticas, é realizado um calendário de eventos, como Festival de Escultura em Areia, Escola do Chimarrão, Passeio Sobre Rodas, CãoMinhada e exames do Passaporte da Saúde. O Estação Verão Sesc 2020 é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, com patrocínio da Unimed e parceria d’Os Fagundes, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e Prefeituras Municipais. 

Dia da Inclusão no Estação Verão Sesc 2020

Data: 18 de janeiro 2020

Horário: 09h às 17h

Local: Estação Verão Sesc de Capão da Canoa

Realização: Sesc/RS

Parceria: Senac-RS, Faders, Ong Cataventus, Ong Caminhadores, Tampinha Legal (Sinplast), Markulinos Especial Kids

Programação

*programação sujeita a alterações

9h às 17h: Cadeiras anfíbias, playground adaptado, andadores de pvc, bikes adaptadas para cadeirantes e deficientes visuais, intérprete de libras, massoterapia

10h às 16h: Oficina de Educação Ambiental: Plantando o Futuro, ministrada por pessoas com deficiência intelectual

10h30: Caminhada às cegas “Sentindo a Brisa do Mar”

11h30 às 12h30: Bate-papo sobre inclusão com Lau Patrón

14h às 15h: Vivência voleibol sentado

16h: Caminhada às cegas “Sentindo a Brisa do Mar”

Oficina de Skate Anima (skate adaptado) – horário a definir

 

Veja Também