NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Educação

Simpósio discute o impacto ambiental do lixo no mar

Evento ocorre no dia 13 de março (sexta-feira), no Campus Itajaí

11/03/2020 Univale Fonte: Assessoria de Imprensa Compartilhar:

Os cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental, promovem, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a primeira edição do “Simpósio Lixo no Mar – Este problema tem solução?", no dia 13 de março (sexta-feira), às 9h30, no Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí.

O evento tem o objetivo de popularizar conhecimentos sobre o assunto por meio de um momento de discussão, reflexão e trocas de saberes. O debate será ministrado pela professora Rafaela Picolotto, que atua no curso de Engenharia Ambiental da Univali e no desenvolvimento de projetos nas áreas de gestão de resíduos, licenciamento ambiental, sistema de gestão e saúde e segurança ocupacional; e Kátia Naomi Kuroshima, docente no curso de Oceanografia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, com atividade nas áreas de produtos naturais marinhos, qualidade de água, nutrientes inorgânicos, monitoramento ambiental, educação ambiental e popularização da ciência.

Também conduzem a palestra a professora Maíra Proietti, adjunta do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), atuando no ensino e pesquisa na linha ecologia molecular de organismos marinhos e poluição plástica em ambientes costeiros e marinhos; Alexandre Turra, professor titular do Instituto Oceanográfico da USP (IOUSP), atua nas áreas de ecologia marinha e gerenciamento costeiro.

A exposição “Onda de Desperdício: Os perigos Visíveis e Invisíveis do Lixo no Mar", de Camila Burigo Marin, Kátia Naomi Kuroshima, Ana Paula Stein Santos e Camila Burigo Marin, e a mostra fotográfica: “Eu Era um Oceano", também de Monique, integram ainda a programação do simpósio. O evento, que é gratuito, terá certificado de 6h de participação. A inscrição está disponível aqui.

Mais informações: (47) 3341-7978, no Laboratório de Oceanografia Química e Poluição Marinha (LOQ), com a professora Kátia Naomi Kuroshima | (47) 99673-0861, com a professora Camila Burigo Marin.

Veja Também