NEWS
Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados Gaúcho é homenageado na Itália com uma das principais distinções internacionais da área de doenças raras Banrisul intensifica ações para apoiar produtores na reorganização de dívidas rurais Para todos os dias, a qualquer momento: Panvel revela 24&7, sua nova marca de maquiagem Banrisul Cultural desenvolve plataforma para registrar, preservar e difundir a produção artística gaúcha Banrisul prorroga prazo de inscrições para o Edital de Patrocínios 2027
Notícias

Hospital Moinhos de Vento oferece três novos módulos do curso gratuito de ética em pesquisa

Projeto têm sete capacitações online com inscrições abertas e que estão disponíveis até novembro

26/08/2020 Melina Fernandes Fonte: Moinhos / Critério Compartilhar:
Hospital Moinhos de Vento oferece três novos módulos do curso gratuito de ética em pesquisa
Foto: Leonardo Lenskij

O Hospital Moinhos de Vento abriu as inscrições para três novas capacitações do projeto Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa, que compõem o Sistema CEP/Conep, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS). Os módulos disponíveis são: Submissão e Apreciação de Protocolos de Pesquisa, Documentos Obrigatórios em Protocolos de Pesquisa e Consentimento Livre e Esclarecido. O curso é online, gratuito e tem como foco melhorar o trabalho administrativo e a celeridade das análises éticas — necessárias à proteção dos participantes desses estudos. 

A líder do projeto, Regina Kuhmmer Notti, destaca que a pandemia de Covid-19 aumentou a produção científica e acadêmica com o objetivo de entender e combater a doença. “O momento exige dos pesquisadores dedicação em tempo integral e agilidade nos estudos sobre o vírus, as vacinas e os tratamentos eficazes. Temos um grande volume de pesquisas em tão pouco tempo, que demandam atenção especial dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). A capacitação ganhou um status ainda mais importante”, explica. 

Cada módulo tem carga horária de 2 horas, e os participantes recebem certificado. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma de cursos EAD do Hospital Moinhos de Vento. O curso foi idealizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde e é desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS. 

Os CEPs

Para garantir que toda pesquisa brasileira que envolve seres humanos respeite a integridade e a dignidade dessas pessoas, existem os CEPs. São as autoridades locais e a porta de entrada para projetos de pesquisa nesses moldes. As normas e as diretrizes regulamentadoras foram implementadas e são supervisionadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. No momento, existem mais de de 800 CEPs ligados a instituições de pesquisa no Brasil.

Veja Também