NEWS
Hospital Moinhos de Vento realiza 6º Summit Ambiental com foco em adaptação climática e sustentabilidade Connection Terroirs do Brasil transforma o Dia dos Namorados em uma experiência gastronômica de sabores e origem em Gramado Unimed Porto Alegre inovou no cuidado com atletas na Maratona Internacional de Porto Alegre Sebrae RS leva 13 empresas gaúchas do setor moveleiro ao Chile para rodada internacional de negócios Fecomércio-RS analisa impactos da redução da jornada de trabalho e aponta diferenças entre regiões e municípios gaúchos Sesc Protásio Alves amplia ação ambiental com reciclagem de bitucas de cigarro GBOEX comemora 113 anos de atividades Sebrae na Estrada leva Caito Maia a cinco regiões do RS Hospital Banco de Olhos São Pietro mantém acreditação ONA e reforça excelência em qualidade e segurança do paciente Pesquisa da Fecomércio-RS traça panorama do que deve movimentar o varejo para o Dia dos Namorados
Notícias

1º Simpósio de Pesquisa Clínica amplia debate sobre o tema no Health Meeting & Innovation

Realizado em Porto Alegre nesta quarta-feira (13)

13/11/2024 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa Instituto Ceos Compartilhar:
1º Simpósio de Pesquisa Clínica amplia debate sobre o tema no Health Meeting & Innovation
Foto: Adriana Abad/Comunica Mais Assessoria

Atualizações sobre os principais avanços em imunobiológicos, imunoterapias, vacinas, legislação e gestão foram alguns dos temas abordados no 1º Simpósio de Pesquisa Clínica do Instituto Ceos, realizado durante o Health Meeting & Innovation, na PUCRS, em Porto Alegre, nesta quarta-feira (13).

De acordo com Paulo Pitrez, CEO do Instituto Ceos, este é um momento propício para se discutir o assunto, pois há estudos em desenvolvimento de forma global de novas terapias que estão mudando a forma de se tratar doenças. "Então, pela manhã abrirmos a discussão mais científica, sobre o que tem de mais novo na área da oncologia, vacinas contra problemas respiratórios e doenças crônicas na área da neurologia, dermatologia, gastroenterologia, entre outras", afirmou o dirigente.

Abrindo as palestras da tarde, o deputado Pedro Westphalen detalhou sobre a Lei 14.874/2024 e seu impacto no segmento.

"Esta proposta estava parada no Congresso desde 2017. Eu vi que era uma lei importante para desburocratizar a pesquisa clínica do Brasil, que tinha empecilhos burocráticos e ideológicos muito significativos. Nós conseguimos fazer um trabalho na Câmara Federal para destravar e fazer com que esses mais de R$ 170 bilhões aplicados em pesquisa fiquem no Brasil. As nossas melhores mentes de pesquisa estavam saindo do país", salientou o parlamentar.

Na sequência, o infectologista, pesquisador e diretor técnico do Hospital São Lucas da PUCRS, Fabiano Ramos, e o fundador da Associação Crônico do Dia a Dia, Gustavo San Martin, trouxeram a visão do médico e do paciente de pesquisa clínica no Brasil.

Conforme explica o portador de esclerose múltipla, há milhões de indivíduos impactados pelas doenças raras no País. Em contrapartida, a produção de políticas públicas sobre essas enfermidades ainda é fraca.

No âmbito da gestão desses institutos, a farmacêutica Bruna Donida, gerente de Pesquisa do Instituto Ceos analisou o contexto brasileiro no ramo. "Hoje a gente ocupa um ranking muito inferior do nosso potencial aqui no Brasil. Temos uma população extremamente diversa e o sétimo mercado farmacêutico do mundo, mas isso não é refletido nos nossos números já que ocupamos a 21ª posição no ranking mundial", resumiu.

Ao final, painel conduzido pelo diretor de Educação do Instituto Ceos, Willian Adami, abordou a questao da excelência dos centros de pesquisa.

"Temos também um braço de educação, que busca formar pesquisadores. Não se trata só de ensinar alguém para dominar a área da pesquisa clínica, mas também formar a figura do coordenador de pesquisa, por exemplo. Aí está o futuro do segmento de pesquisa, pois, na medida em que a gente tem mais centros com profissionais qualificados, o patrocinador, que é a indústria farmacêutica, que vai certamente querer investir mais em desenvolvimento de novas drogas", concluiu. 

Veja Também