NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, integra Mesa do Pacto Alegre

Décima reunião do movimento que completa seis anos foi na manhã desta quinta-feira, 27, em Porto Alegre

28/03/2025 Redação Fonte: Imprensa Feevale Compartilhar:
Reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, integra Mesa do Pacto Alegre
Foto: Eduarda Souza/Universidade Feevale

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa foi um dos 100 representantes de entidades reunidos na manhã desta quinta-feira para a décima edição da Mesa do Pacto Alegre. Durante a atividade, que ocorreu na sede da Unisinos, em Porto Alegre, foram apresentadas as realizações da iniciativa que completa seis anos e tem como missão tracionar projetos que ajudem a tornar a cidade um polo de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Na reunião desta terça-feira, foi apresentado um balanço do movimento iniciado em 2019 e também foram debatidos os desafios futuros para a iniciativa e para a cidade. A mesa é que define os desafios a serem prioritariamente abordados a partir de quatro eixos: social, econômico, urbano e governança.

Apesar de ser um movimento voltado à cidade de Porto Alegre, o reitor destaca a importância de a universidade integrar a iniciativa. "É um movimento voltado a Porto Alegre mas que envolve as grandes universidades e a Feevale tem uma unidade em Porto Alegre. É importante que a gente esteja próximo", afirma José Paulo. Além disso, o reitor destaca a importância de a universidade integrar uma ação pautada pela inovação. "Inovação está no DNA da Feevale", pontua. José Paulo chama a atenção para o fato de a Mesa contar com a expertise do espanhol Josep Piqué, que presta consultoria ao movimento em projetos importantes como o South Summit e o Instituto Caldeira, entre outros.

O reitor da Universidade Feevale também fala dos impactos que a participação no Pacto Alegre tem para a comunidade acadêmica. De acordo com ele, qualquer projeto de inovação, transformação e empreededorismo passa pela educação. "Então, a participação da Feevale em um projeto como esse beneficia professores e alunos", conclui.

Sobre o Pacto Alegre

Movimento estabelecido em 2019 na capital gaúcha que tem como objetivo criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo. O Pacto Alegre é formado por voluntários e por representantes institucionais da quádrupla hélice: universidades, sociedade civil, poder público e iniciativa privada. A ideia é unir forças da cidade, de todos os segmentos, em prol de uma agenda comum. 

Veja Também