NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Pacientes do SUS de Caxias do Sul/RS contam com carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas

Essa unidade móvel oferta para os pacientes do SUS atendimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero

20/02/2026 Redação Fonte: Ministério da Saúde Compartilhar:
Pacientes do SUS de Caxias do Sul/RS contam com carreta de saúde do programa Agora Tem Especialistas
Foto: Freepik

As carretas do governo federal já estão em todos os estados e no DF, e já levaram atendimento especializado e reduzindo o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde. Antes, a unidade móvel que chega a Caxias do Sul prestou atendimento para a população de Pelotas. 

A carreta de saúde do programa do governo federal Agora Tem Especialistas chega, nesta sexta-feira (20), ao município de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Essa unidade móvel oferta para os pacientes do SUS atendimentos para prevenção de câncer de mama e do colo do útero, essenciais para garantir o tratamento de doenças graves no tempo certo. Antes, a unidade móvel prestou atendimento para a população de Pelotas.

Além do município gaúcho, outras seis cidades brasileiras recebem as carretas de saúde nesta sexta: São João de Meriti e Campo Grande (RJ), Mossoró (RN), Tarauacá (AC), São José (SC) e Bom Jesus (PI). Ao todo, 47 unidades móveis de saúde especializada do governo federal estão em todo o país e no DF, posicionadas em regiões de difícil acesso, alta demanda por assistência especializada ou cidades-polo, referência para atendimento de outros municípios da região. Desde outubro de 2025, quando começaram a ampliar a oferta de atendimento, as unidades móveis já reduziram o tempo de espera em mais de 100 regiões de saúde.

"A chegada da carreta da saúde da mulher a Caxias do Sul representa um avanço concreto na ampliação do acesso a atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde. Essa iniciativa permite acelerar exames, consultas e procedimentos, ajudando a reduzir filas e garantindo cuidado integral às mulheres, especialmente em áreas prioritárias como saúde ginecológica, prevenção e diagnóstico precoce. O Ministério da Saúde segue presente nos territórios, trabalhando de forma articulada com estados e municípios para fortalecer a rede de atenção, valorizar os profissionais e assegurar que o cuidado chegue a quem mais precisa", destaca o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço, que esteve presente na inauguração da carreta.

Veja Também